Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

ALKANARA - Cão Solteiro & André Godinho - ©Cão Solteiro
@ Cão Solteiro

Cão Solteiro & André Godinho

Heading Against The Wall

  • 13.11 — 16.11 2020
  • Estreia absoluta
  • M/16
  • aprox. 100 min
  • em inglês, sem legendagem

Possibly maybe, as much as I definitely enjoy solitude,
I wouldn't mind perhaps, spending little time with you,
sometimes, sometime
Uncertainty excites me babe
Who knows what's going to happen?
Lottery or car crash
Or you’ll join a cult

(Possibly maybe, Bjork, 1996)

Partimos sempre de uma impossibilidade, ou então de uma possibilidade a que nos atiramos logo numa azáfama para tornar impossível. Trabalhamos sempre em relação direta com o lugar do espetáculo e com as pessoas. Que fazer pois com o espaço rarefeito em que nos encontramos, dominado por imagens de ausência.
Talvez o que estejamos a ver, neste momento, não seja teatro mas uma ideia de “teatro”, que insistimos em projetar, por meio digital, num espaço indefinível, algures entre o público e o privado. Talvez seja imprudente aceitar que a proximidade nos garanta qualquer tipo de intimidade. Heading Against The Wall apresenta-se em duas versões que podem ser vistas em casa ou ao vivo, no Lux. São dois objetos diferentes, escolha um. Um documentário sobre nada, quanto mais se descobre menos se sabe.

Cão Solteiro & André Godinho

Raquel Lima conversa com Cão Solteiro & André Godinho

Heading Against The Wall - Caderno

Criação Cão Solteiro & André Godinho Cenografia Vasco Araújo Figurinos Mariana Sá Nogueira Costura Mestra Teresa Louro, Mestra Rosário Balbi Desenho de som Emídio Buchinho Desenho de luz Joana Mário Direcção de cena Cão Solteiro Noëlle Georg Direcção de produção e fotografia Joana Dilão Produção Mariana Sá Marques Estúdio de gravação de som Estúdio da Maternidade Actores Cecília Henriques, Greg Wohead, Paula Sá Nogueira Voz-Off António Gouveia

Versão Online - Realização e Montagem André Godinho Captação de Som Emídio Buchinho Estúdio de Gravação de Som Estúdios Namouche Streaming Bitmood

Caderno de Textos Maria Sequeira Mendes, Nuno Fonseca, Pedro Faro e Francisco Frazão Caderno de Imagens Mariana Sá Nogueira Traduções Susana Pomba Estagiária de cenografia Sara Vicente (Mestrado em Teatro/ Escola Superior de Teatro e Cinema) Estagiárias de teatro Mansy Singh e Sofia Silva (Curso Profissional de Artes do Espectáculo/Escola Básica e Secundária Passos Manuel) Apoios São Luiz Teatro Municipal, Teatro Praga, Junta de Freguesia da Misericórdia Co-Produção Cão Solteiro, TBA-Teatro do Bairro Alto, Alkantara Agradecimentos Bazar do Vídeo, Equipa do LuxFrágil, Filipe Sambado, Joaquim Montes – Estúdios Namouche, Teatro Praga, André E. Teodósio

Cão Solteiro e Alkantara são financiados por República Portuguesa | Cultura-Direção Geral das Artes e Câmara Municipal de Lisboa

O coletivo Cão Solteiro trabalha com o realizador André Godinho desde 2007 na criação de espectáculos que testam os limites das linguagens teatrais e cinematográficas, tendo apresentado 3 (2007); We All Go A Little Mad Sometimes (2010); Play, The Film (2011); Day For Night (2014); We’re Gonna Be Alright (2017) e Could Be Worse: The Musical (2019).

Cão Solteiro é uma plataforma de artistas com diferentes práticas que desenvolve projetos de teatro, em Lisboa, desde 1997, dirigida por Paula Sá Nogueira, atriz, Mariana Sá Nogueira, figurinista e Joana Dilão, produtora/fotógrafa. Estabeleceu-se ao longo deste tempo um processo de trabalho fortemente suportado pela construção de imagens, ao qual é inerente o cruzamento de linguagens, e a transferência de códigos entre disciplinas artísticas. Por este meio, continua a questionar-se a pertinência formal do teatro, a testar a resistência das suas regras estruturais, focando o processo de construção, e os meios pelos quais a comunicação, neste contexto, se estabelece, usando como ferramentas a deslocação de elementos formais e de sentido, a sua má colocação propositada, entradas absurdas, o erro e a pura mentira.

André Godinho (Lisboa, 1979) estudou Cinema na ESTC e fez o Curso de Documentários Les Ateliers Varan, na Gulbenkian. Trabalha em cinema como Anotador e Realizador. Como Realizador destaca os documentários: MHM (sobre Manuel Hermínio Monteiro), Faz Tudo Parte (making of do concerto de José Mário Branco, Sérgio Godinho & Fausto Bordalo Dias) e No Trilho dos Naturalistas; as curtas de fição La Chambre Jaune e Ponto Morto; e a série de tv documental Armário. Realiza videos integrados em espectáculos de teatro, dança, música e ópera, dirigidos por André e. Teodósio, André Heller-Lopes, Estrutura, Joana Barrios, João Pedro Vaz, Rui Lopes Graça, Sérgio Godinho, Sónia Baptista, entre outros. É um colaborador próximo das companhias Cão Solteiro e Teatro Praga, com quem colabora não só como realizador, mas também como actor e cocriador.

Greg Wohead é escritor e performer nascido no Texas. Cria performances teatrais, peças individuais, trabalhos duracionais e experiências de áudio que são apresentados em teatros e festivais na Grã-Bretanha, Estados Unidos da América e Europa. É artista associado da Shoreditch Town Hall em Londres. Ele baseia-se numa variedade de referências e formas que incluem a autobiografia, áudios achados, filmes, reencenações históricas e fan fiction. Os seus trabalhos mais recentes incluem Celebration, Florida, Comeback Special, The Ted Bundy Project, Crack of Dawn e Call it a Day.

Vasco Araújo licenciou-se em Escultura pela FBAUL., também frequentou o Curso Avançado de Artes Plásticas da Maumaus em Lisboa. Em 2003 recebeu o Prémio EDP Novos Artistas. Das exposições destacam-se: Vasco Araújo (M-Museum, Leuven, Belgica, 2018); Decolonial desires (Autograph ABP, Londres, 2016); Potestad (MALBA - Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires, Argentina, 2015); Under the Influence of Psyche (The Power Plant, Toronto, 2014); Debret (Pinacoteca do Estado de S. Paulo, S. Paulo, 2013); entre outras. O seu trabalho está publicado em vários livros e catálogos e representado em várias colecções, públicas e privadas, como Centre Pompidou, Musée d’Art Modern (França); Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal); Museo Nacional Reina Sofia, Centro de Arte (Espanha); Museum of Fine Arts Houston (EUA), Pinacoteca do Estado de S. Paulo (Brasil).

Emídio Buchinho, licenciado em Cinema, no ramo de Som, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Especialista em Som para Audiovisual e Multimédia. Pós-graduado em Ciência e Tecnologia das Artes - Informática Musical, na Universidade Católica do Porto. Professor universitário e formador credenciado em Som para Cinema, Audiovisual e Multimédia, Música Electrónica e Experimental. Músico e compositor no âmbito da Música Experimental Contemporânea. Desde 1991, trabalha regularmente em composição, execução e produção de música; sonoplastia, design, montagem e operação de som para filme, documentário, teatro, dança, instalação, intermedia e publicidade televisiva.

Cecília Henriques tirou o Curso Profissional de Artes do Espetáculo na Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo/Chapitô, estudando com Ávila Costa, Jorge Silva Melo, Francisco Salgado, Bernardo Gama, entre outros. Frequentou a Escola Superior de Teatro e Cinema. Frequentou os workshops Estágio II de Robert Castle (em 2009 e em 2011). Trabalhou regularmente com a Companhia de Teatro Artistas Unidos, entre 2006 e 2009, participando como atriz em vários espetáculos. Em teatro, trabalhou ainda com Franzisca Aarflot, Solveig Nordlund, John Romão, Vasco Araújo, André Godinho e André Teodósio. Fundou, em 2011, a Companhia de Teatro Plataforma285, onde trabalha como diretora e atriz. Em Cinema, trabalhou com Alberto Seixas Santos, Gonçalo Luz, Solveig Nordlund, André Pardal e Cácá Dieugues.

Voltar ao inicio
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.