Silke Huysmans e Hannes Dereere
Out of the Blue
- 17.11 — 18.11 2022
- Estreia nacional
- TBA - Sala Principal
- 12€ (ver descontos)
- A classificar pela CCE
- 60 min
- Em inglês e Neerlandês, com legendas em português e Inglês
Sabemos mais sobre a superfície da lua do que sobre o fundo do mar. 'Out of the Blue' mostra-nos reflexos do fundo do mar e um retrato da indústria de mineração marítima.
Na primavera de 2021, três navios reúnem-se numa zona remota do Oceano Pacífico. Um deles pertence à companhia belga de dragagem Deme-Gr, que com um robot de mineração raspa o fundo do mar em busca de metais. Noutro navio, uma equipa internacional de biólogos marinhos e geólogos monitoriza de perto a operação. Num terceiro navio, o Rainbow Warrior, ativistas do Greenpeace protestam contra esta potencial indústria.
A partir do seu pequeno apartamento em Bruxelas, Silke Huysmans e Hannes Dereere ligam-se aos três navios via satélite. Até que profundidade podem as empresas de mineração escavar, e para onde estamos realmente a escavar, enquanto humanidade? Quais são os desafios e riscos? Que oportunidades se podem apresentar no futuro? Cada navio representa um pilar do debate público: indústria, ciência e ativismo.
Face a um painel de ecrãs, como numa sala de controlo, Silke e Hannes apresentam as suas pesquisas: poética, com imagens e sons, que compõem imaginários sobre o fundo do mar; e política, com os argumentos e estratégias de mobilização de um momento que poderá redefinir a história da Terra.
Depois dos seus aclamados espetáculos Mining Stories (apresentado no Festival Verão Azul em 2019) e Pleasant Island (apresentado no Festival Materiais Diversos em 2019), Silke Huysmans e Hannes Dereere apresentam a última parte da sua trilogia sobre mineração.
Conversas Após o Espetáculo
No dia 17 de novembro, o espetáculo será seguido de uma conversa com Silke Huysmans, Hannes Dereere e a investigadora, curadora e educadora Margarida Mendes, moderada pela investigadora palestiniana Shahd Wadi. A conversa decorrerá em inglês.
Ficha Artística
De e com Silke Huysmans & Hannes Dereere Dramaturgia Dries Douibi Mistura de som Lieven Dousselaere Olhar exterior Pol Heyvaert Técnica Korneel Coessens, Piet Depoortere, Koen Goossens & Babette Poncelet Tradução (PT) Joana Frazão Produção CAMPO Coprodução Bunker (Ljubljana), De Brakke Grond (Amsterdão), Noorderzon - Festival of Performing Arts and Society (Groningen), Zürcher Theater Spektakel (Zurique), Beursschouwburg & Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas), PACT Zollverein (Essen), Théâtre de la Ville & Festival d'Automne à Paris (Paris) Residências Kunstenwerkplaats, Pilar, Bara142 (Toestand), De Grote Post, 30CC, GC De Markten & GC Felix Sohie
Agradecimentos especiais John Childs, Henko De Stigter, Patricia Esquete, Iason-Zois Gazis, Jolien Goossens, Matthias Haeckel, An Lambrechts, Ted Nordhaus, Maureen Penjueli, Surabhi Ranganathan, Duygu Sevilgen, Joey Tau, Saskia Van Aalst, Kris Van Nijen, Vincent Van Quickenborne & Annemiek Vink. Obrigado a todos os parceiros de discussão e às pessoas que ajudaram nas transcrições
Silke Huysmans (n. Brasil, 1989) estudou teatro na KASK School of Arts de Ghent e Hannes Dereere (n. Bélgica, 1990) estudou ciências teatrais na Universidade de Ghent. Com os seus espetáculos, os dois criadores sediados em Bruxelas investigam a utilização de elementos jornalísticos e documentais no teatro. Subjacente ao seu trabalho está uma extensa investigação de campo, que utilizam para dar forma aos seus projetos. Desde 2016, têm vindo a trabalhar numa trilogia que envolve uma investigação a longo prazo sobre mineração. Em 2016, a primeira parte,...