Sónia Baptista
SWEAT SWEAT SWEAT
- 24.11 2022
- Estúdios Victor Córdon
- 17H30
- entrada livre
Sónia Baptista abre as portas do estúdio 1, dos Estúdios Victor Cordón para mostrar um conjunto de pequenas coisas. Coisas que fazem o início do processo da sua próxima peça, com a qual regressará ao formato das peças curtas para habitar uma quinta estação do ano: o verão tardio.
Se, há vinte anos atrás, a minha primeira série de peças curtas, foi a do fim da juventude, esta segunda série de peças curtas será a do fim da idade adulta. Se a minha primeira série de peças curtas celebrava o verão desabrochante de desejo e possibilidades, esta marca o fim do verão, do cheiro do outono que vem, de mudanças que se adivinham, no corpo e no espírito, de um habitar um corpo que se transforma e um estado que se instala, que se aceita, que se acolhe. Na filosofia chinesa é observada uma quinta estação do ano, o verão tardio, um período expectante, de preparação para um novo estado, sereno e reconfortante. Nesta minha cronologia de vida é aí que eu me sinto, me revejo, vivendo um verão tardio, preparando-me para a outra metade da minha vida, fisicamente, emocionalmente, artisticamente.
Diz-se que o verão é nostálgico, que traz muitas memórias, memórias de outros verões. Estes pequenos poemas performáticos serão talvez, no fundo, postais de verão. Wish you were here…
Sónia Baptista
Sónia Baptista nasceu em Lisboa. É formada em Dança Contemporânea pelo Fórum Dança. Em 2001, foi-lhe atribuído o Prémio Ribeiro da Fonte de Revelação na área da Dança pelo, então, Ministério da Cultura por Haikus, (o seu primeiro trabalho). Obteve, com distinção, o grau de Master Researcher in Choreography and Performance da Universidade de Roehampton em Londres, Reino Unido. No seu trabalho explora e experimenta com as linguagens da Dança, Performance, Música, Literatura, Teatro e Vídeo. Trabalha em direcção de movimento e dramaturgia. Para além...