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Conversas após os espetáculos

Conversas após os espetáculos - ©
  • 11.11 — 27.11 2022
  • Vários Locais

As conversas após o espetáculo do Alkantara Festival são espaços de partilha entre as equipas artísticas e pessoas convidadas para discutir as propostas apresentadas. No palco onde os espetáculos são apresentados estabelecem-se ligações entre perspectivas internacionais e locais, individuais e coletivas.


As conversas são moderadas pela investigadora palestiniana Shahd Wadi, que no seu “exercício quotidiano de liberdade”, transita entre a tradução, a escrita, a curadoria e a criação de narrativas artísticas no contexto da ocupação israelita da Palestina. Shahd vai conduzir-nos por um ciclo de conversas que tem na sua génese “as palavras”, “os trânsitos” e “os movimentos”.


Em 2022, o programa inclui quatro conversas:


Depois de “O Making Of do Pinóquio”, Rosana Cade e Ivor Macaskill conversam com o poeta André Tecedeiro sobre uma história real de amor e transição contada através da história fantástica de Pinóquio, mas também sobre poemas e palavras escritas, faladas, sentidas e transitadas. Num misto de palavras em inglês e português, caberá a Alice Azevedo a tradução simultânea.


Depois de “Out Of the Blue”, Silke Huysmans e Hannes Dereere juntam-se à investigadora Margarida Mendes para discutirem as suas reflexões e investigações sobre a indústria da mineração em mar profundo. Sabemos mais sobre a superfície da lua do que sobre o fundo do mar. Nesta conversa, os ecrãs de “Out of the Blue” e a experiência de Margarida Mendes com o cinema documental trarão reflexões e novas perspectivas.


Depois de “Sacrifico Enquanto Estou Perdido na Terra Salgada”, Hooman Sharifi e bailarinos e bailarinas do espetáculo conversam com a investigadora Shahd Wadi sobre sacrifício. O que pode sacrifício significar hoje? Pode o sacrifício ser visto como um acto poético e específico, um evento quotidiano que acontece na vida de todas as pessoas?


Depois de “BOCA FALA TROPA”, Gio Lourenço e o escritor e músico Kalaf Epalanga brindam-nos com a poesia do Kuduro como movimento de corpo, mas também de resistência, seja nos trânsitos que os fizeram partir de Angola, seja pela passagem/permanência/vivência em Lisboa, Berlim e pelo mundo. E por falar em palavra e movimento, a conversa após o espetáculo contará com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Shahd Wadi

Shahd Wadi é Palestiniana, entre outras possibilidades, mas a liberdade é sobretudo palestiniana. Tenta exercer a sua liberdade também no que faz, viajando entre investigação, tradução, escrita, curadoria e consultorias artísticas. Procurou as suas resistências ao escrever a primeira dissertação de Doutoramento em Portugal, em Estudos Feministas pela Universidade de Coimbra, que serviu de base ao livro “Corpos na trouxa: histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio” (2017). No seu trabalho aborda as narrativas artísticas no...

André Tecedeiro

André Tecedeiro é um poeta e dramaturgo português nascido em 1979. Tem background em artes plásticas e psicologia e é trans e ativista pela visibilidade da diversidade de género. Publicou sete livros de poesia em Portugal, Brasil e Colômbia, entre os quais A Axila de Egon Schiele (Porto Editora, 2020), recomendado pelo Plano Nacional de Leitura. Poemas seus estão traduzidos para inglês, espanhol, catalão, grego e esloveno. Na área da dramaturgia escreveu “Joyeux Anniversaire” (Teatro Meia Volta, 2021); “Desfazer” (Ao Cabo Teatro - Projeto...

Margarida Mendes

Investigadora, curadora e educadora, explora a sobreposição entre a teoria de sistemas, o cinema experimental, as práticas sonoras e ecopedagogia. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Tem um envolvimento de longa data com ativismo anti-extrativista e ecopedagogia, colaborando com ONGs marítimas, Universidades e instituições do mundo artístico. Dirigiu diversas plataformas de educação e...

Kalaf Epalanga

Kalaf Epalanga (1978) é um escritor e músico nascido em Benguela, Angola e radicado em Berlim. Como músico, foi co-fundador da editora discográfica Enchufada e da banda Buraka Som Sistema (em hiato desde 2016). Escreveu crônicas para o jornal O Público, GQ Magazine (Portugal) e REDE Angola e atualmente escreve para a revista literária brasileira Quatro Cinco Um. Foi também curador da edição African Book Festival 2021 em Berlim. Publicou duas coleções de crônicas 'Estórias de Amor para Meninos de Cor' e 'O Angolano que Comprou Lisboa (Por Metade do...

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