Encontros Para Agentes Culturais
- 18.11 — 20.11 2023
O Alkantara Festival propõe três encontros para agentes culturais, mas que estão abertos a todas as pessoas interessadas. Para mais informações sobre cada sessão ou para confirmar prenseça, por favor conta-nos através do email francisco@alkantara.pt
COMMON STORIES: Portas Abertas
Espaço Alkantara
18 NOV, 12h-18h
Oito artistas participaram na primeira edição do Common Lab, uma iniciativa do projeto Europeu Common Stories. No final deste percurso de oito semanas que passou por Bobigny, Estocolmo, Cairo e Lisboa, abrem as portas do estúdio do Espaço Alkantara para mostrar os projetos que estão a desenvolver. Com Saphir Belkheir (França/Algeria), Carys Coburn (Irlanda), Stephanie Kayal (Bélgica/Libano), Hang Hang (França/Vietname), Nancy Ofori (Suécia/Gana), Anna Ten (França/Ucrânia), Billie Willett (Suécia), and Maíra Zenun (Portugal/Brasil). Com acompanhamento dramatúrgico de Sarah Lewis-Cappellari.
Mais informação sobre cada artista e a sua proposta aqui.
IN EXILE LAB: Quem Somos
Espaço Alkantara
19 NOV, 11h30-13h00
Um encontro para conhecer parte do grupo de artistas apoiado pelo projeto In Ex(ile) Lab, residentes no Chipre, em França, em Itália e em Portugal e saber mais sobre os projetos que estão a desenvolver. Com Eisa Baddour, Francisco Thiago Cavalcanti, Irkalla, Letícia Simões e Liryc Dela Cruz.
COMMON STORIES: Reformular a Autoridade e a Autoria nas Artes
Culturgest
20 NOV
“Se a construção de uma ponte não enriquece a consciência daqueles que nela trabalham, então a ponte não deve ser construída.”
É a partir desta premissa de Franz que abrimos caminho à reflexão que molda este encontro, na expectativa de refletir sobre apropriação cultural, destituição autoral, racismo cultural, assim como outras lógicas de extrativismo artístico.
Num momento histórico em que o conceito de diversidade tende a esvaziar-se de significado nos discursos sobre cultura, esta conferência propõe pedagogias de transgressão e insurreições radicais no meio artístico, abordando as dimensões de autoridade e autoria de modo a facilitar (e talvez acelerar) o pensamento e a concretização de reparações e de justiça social.