Lukanu Mpasi
Matxikadu
- 17.11 — 18.11 2023
- São Luiz Teatro Municipal - Sala Mário Viegas
- 17.11 19H | 18.11 16H
- Entrada livre sujeita à lotação. Bilhetes disponíveis no próprio dia na bilheteira do Teatro a partir das 15h. Máximo de 2 bilhetes por pessoa.
- M/16
- 40 min
- Em Cabo-Verdiano, legendado em Português e Inglês
Um homem negro recusa-se a ser “máquina”. Entre o hip-hop, o kuduro e a música tradicional angolana, tateia caminhos para a construção do seu próprio futuro.
Matxikadu é uma performance de dança e música que aborda os estereótipos e experiências do homem negro em Portugal, explorando questões como violência, afirmação da masculinidade, força, raízes e família.
Lukanu Mpasi retrata o homem negro com uma “máquina” criada a partir das suas vivências, e por tudo o que lhe foi ensinado como correto. Em simultâneo, reflete sobre formas de superar traumas e de libertação de estereótipos, para assim conquistar a sua liberdade individual e criar o seu próprio futuro.
Com uma forte componente sonora que combina música tradicional angolana com novos ritmos eletrónicos, como o hip-hop e o kuduro.
Matxikadu é um dos três espetáculos selecionados por open call para o Kilombo
Ficha Artística
Interpretação e Produção Lukanu Mapsi Instrumentos Henrique Silva Voz Fly, Neuro Vídeo Alkmim Fotografia Gunthi Maquilhagem Candace