Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Rébecca Chaillon

Whitewashing

ALKANARA - Imagem com fundo vermelho, sobre o fundo estão em pé três troncos de madeira. Do lado direito da fotografia homem caucasiano de meia idade, deitado com o cotovelo no chão e a mão sobre a cara, olha para a câmera, enverga um chápeu bicudo vermelho uma camisa castanho claro com estampado a imitar madeira e um manto branco colocado como um babete no pescoço. Do lado esquerdo da imagem uma miniatura de uma pessoa em pé filma com uma câmera de filmar em madeira a pessoa do lado direito, usa umas socas de madeira meia branca e uma calças, camisa e boné com o estampado castanho claro que imita madeira. - ©Luca Ferreira
@ Luca Ferreira
  • 10.11 — 11.11 2023
  • Estreia nacional
  • Teatro do Bairro Alto
  • M/16
  • 60 min
  • em francês com legendas em inglês para pessoas surdas e em português para pessoas surdas

INFORMAÇÃO SOBRE CANCELAMENTO

Por motivo de greve, a sessão de 11 novembro do espetáculo foi cancelada. Informamos que há uma sessão extra amanhã, dia 12 novembro, às 15h, seguida de uma conversa entre Rébecca Chaillon e Anabela Rodrigues, com moderação de Raquel Lima. Para pedidos de troca ou devoluções, contactem diretamente o ponto de venda onde adquiriram o bilhete: a Bilheteira do TBA através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt ou a Meo Blueticket através do 1820 (chamada local nacional) ou do e-mail info@blueticket.pt.

Como é que mulheres negras podem cuidar de si e dos seus corpos numa sociedade dominada pela branquitude?

O termo whitewashing descreve uma prática de casting em que atores e atrizes brancos interpretam personagens de outros grupos étnicos, ou o ato de ocultar deliberadamente factos desagradáveis ou incriminatórios.


Rébecca Chaillon apropria-se do termo e subverte-o para abordar a questão do branqueamento da pele, denunciar o modo como o racismo imposto sobre as mulheres negras fragiliza a sua autoestima e trançar caminhos de libertação dos padrões de beleza dominantes para, finalmente, recuperar a cumplicidade das redes de autonomia e afeto e de amor próprio.


Em palco, Rébecca Chaillon e Ophélie Mac limpam e esfregam com lixívia: primeiro o chão, depois os seus próprios corpos. Criam rituais de cuidado de pele e cabelo que afirmam a sua existência única diante do poder alienador do racismo. O público é convidado a olhar, a observar, enquanto o corpo que a sociedade deseja tornar invisível se torna cada vez mais nu, inevitável, inteiro.

Conversas Pós-Espetáculo

No dia 11 de novembro, o espetáculo será seguido de uma conversa.

Rébecca Chaillon e Anabela Rodrigues conversam sobre como é que mulheres negras podem cuidar de si e dos seus corpos em sociedades dominadas pela branquitude. Anabela Rodrigues é convidada pelo seu longo e consistente percurso enquanto coringa do Teatro do Oprimido em Lisboa (GTO-LX) com foco nas opressões que incidem sobre migrantes, populações negras e mulheres empregadas domésticas. Vamos pensar sobre os processos criativos que traduzem estas experiências para palcos, assim como pistas para uma organização comum de fortalecimento através da arte.

Ficha Artística

Texto e encenação Rébecca Chaillon Com Rébecca Chaillon, Ophélie Mac Direção técnica e de cena Suzanne Péchenart Tradução e legendagem (inglês) Lisa Wegener Produção e gestão L’Oeil Ecoute – Mara Teboul & Elise Bernard & Amandine Loriol Produção Cie Dans Le Ventre


Este espetáculo é apresentado com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JC Decaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom.

Notas sobre o conteúdo

Esta performance inclui conteúdos de violência racial.

Voltar ao inicio
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.