Mamela Nyamza
Hatched Ensemble
- 16.11 — 17.11 2024
- Estreia nacional
- Teatro São Luiz - Sala Luis Miguel Cintra
- €12 (Ver descontos)
- M/12
- 1h20 min
Um confronto entre práticas artísticas ocidentais e africanas. De que forma são moldados os corpos e identidades pelas danças que são autorizados a dançar?
Em Hatched Ensemble, Mamela Nyamza, coreógrafa e bailarina sul-africana, reúne 10 pessoas com formação clássica em dança, um músico e uma cantora de ópera, provenientes de diferentes sítios da África do Sul.
Em palco, a partir da dança e da música, tanto de tradições ocidentais como africanas, o grupo explora o que estas experiências artísticas significaram para si, enquanto artistas e indivíduos. Aqui abraçam contradições, alternando entre pequenos solos de ballet e momentos coletivos de libertação. No fim, são intérpretes de ballet, de danças africanas e de dança contemporânea, sem que uma coisa exclua a outra.
Este trabalho revê e expande o solo Hatched, de 2007, em que Mamela Nyamza refletiu sobre a sua vida como mãe e como artista. Desde então criou diversos trabalhos em que desmistifica e desconstrói normas de dança clássica. Esta é a primeira vez que o seu trabalho é apresentado em Portugal.
Conversa pós-espetáculo com Mamela Nyamza e David J. Amado (em inglês) a 16 Nov.
Ficha Artística
Conceito, coreografia e direção Mamela Nyamza Coordenadora de ensaios Kirsty Ndawo Técnico de luz e diretor técnico Wilhelm Disbergen Co-figurinistas Mamela Nyamza & Bhungane Mehlomakulu Cantora de Ópera Litho Nqai Multi-instrumentista de música tradicional africana Given “Azah” Mphago Intérpretes dança Kirsty Ndawo, Kearabetswe Mogotsi, Khaya Ndlovu, Thamsanqa Tshabalala, Kemelo Sehlapelo, Itumeleng Chiloane, Amohelang Rooiland, Noluyanda Mqulwana, Thimna Sitokisi, Dineo Jeniffer Mapoma Coprodução National Arts Council of South Africa, Makhanda National Arts Festival of South Africa Espaço de ensaio Moving Into Dance
Mamena Nyamza é uma coreógrafa e ativista com formação em ballet pela Zama Dance School e pela Tshwane University of Technology — e aprofundou ainda a sua formação na Alvin Ailey New York School of Dance como investigadora visitante. Foi aqui que Nyamza começou a questionar o clássico, desconstruindo os métodos tradicionais e a lógica do balé e da dança contemporânea. The Dying Swan (1998), Hatched (2007) e The Meal (2012) são trabalhos autobiográficos que derrubam as normas clássicas. As suas outras criações incluem: Black Privilege (2018), Grounded...