Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Mamela Nyamza

Hatched Ensemble

De costas, quatro corpos negros são iluminados contra o fundo preto. Usam longas saias brancas de tule com apontamentos dourados e estão nus da cintura para cima. Uma das pessoas está sentada do chão, as restantes em pé. - Mark Wessels
© Mark Wessels
À frente de um fundo preto vemos uma pessoa negra de olhos fechados e com ambos os braços levantados, ligeiramente acima da cabeça, com os biceps ligeiramente flectidos. A pessoa está posicionada na linha de um estendal de roupa one vemos roupa de tecido vermelhos pendurada. Esta pessoa está a vestir uma espécie de vestido vermelho com corpete. - Patrick van Vlerken
© Patrick van Vlerken
À frente de um estendal com peças de roupa vermelhas estendidas, vemos três corpos que vestem trajes vermelhos e brancos. Todas calçam sapatilhas de ponta de ballet. A pessoa do meio e a pessoa da direita estão em posição de ponta. - Patrick van Vlerken
© Patrick van Vlerken
  • 16.11 — 17.11 2024
  • Estreia nacional
  • Teatro São Luiz - Sala Luis Miguel Cintra
  • M/12
  • 1h20 min

Um confronto entre práticas artísticas ocidentais e africanas. De que forma são moldados os corpos e identidades pelas danças que são autorizados a dançar?

Em Hatched Ensemble, Mamela Nyamza, coreógrafa e bailarina sul-africana, reúne 10 pessoas com formação clássica em dança, um músico e uma cantora de ópera, provenientes de diferentes sítios da África do Sul.

Em palco, a partir da dança e da música, tanto de tradições ocidentais como africanas, o grupo explora o que estas experiências artísticas significaram para si, enquanto artistas e indivíduos. Aqui abraçam contradições, alternando entre pequenos solos de ballet e momentos coletivos de libertação. No fim, são intérpretes de ballet, de danças africanas e de dança contemporânea, sem que uma coisa exclua a outra.

Este trabalho revê e expande o solo Hatched, de 2007, em que Mamela Nyamza refletiu sobre a sua vida como mãe e como artista. Desde então criou diversos trabalhos em que desmistifica e desconstrói normas de dança clássica. Esta é a primeira vez que o seu trabalho é apresentado em Portugal.


Conversa pós-espetáculo com Mamela Nyamza e David J. Amado (em inglês) a 16 Nov.

Ficha Artística

Conceito, coreografia e direção Mamela Nyamza Coordenadora de ensaios Kirsty Ndawo Técnico de luz e diretor técnico Wilhelm Disbergen Co-figurinistas Mamela Nyamza & Bhungane Mehlomakulu Cantora de Ópera Litho Nqai Multi-instrumentista de música tradicional africana Given “Azah” Mphago Intérpretes dança Kirsty Ndawo, Kearabetswe Mogotsi, Khaya Ndlovu, Thamsanqa Tshabalala, Kemelo Sehlapelo, Itumeleng Chiloane, Amohelang Rooiland, Noluyanda Mqulwana, Thimna Sitokisi, Dineo Jeniffer Mapoma Coprodução National Arts Council of South Africa, Makhanda National Arts Festival of South Africa Espaço de ensaio Moving Into Dance

Mamela Nyamza

Mamena Nyamza é uma coreógrafa e ativista com formação em ballet pela Zama Dance School e pela Tshwane University of Technology — e aprofundou ainda a sua formação na Alvin Ailey New York School of Dance como investigadora visitante. Foi aqui que Nyamza começou a questionar o clássico, desconstruindo os métodos tradicionais e a lógica do balé e da dança contemporânea. The Dying Swan (1998), Hatched (2007) e The Meal (2012) são trabalhos autobiográficos que derrubam as normas clássicas. As suas outras criações incluem: Black Privilege (2018), Grounded...

Artigos relacionados:

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.