BRABA.plataforma
3.ª Mostra.BRABA – Transmissão
- 29.11 — 30.11 2024
- Espaço Alkantara
- Casa Independente
A BRABA.plataforma é uma estrutura que fomenta e viabiliza ações criativas protagonizadas ou direcionadas a pessoas trans e não-bináries. Integrada no Alkantara Festival 2024, a Mostra. BRABA celebra a sua terceira edição com três coletivos que pensam sobre transmissão enquanto a passagem de informação, energia e ancestralidade entre as pessoas envolvidas num encontro.
O foco curatorial desta mostra buscou por formas peculiares de inscrever subjetividades no atrito entre o passado e seu próprio tempo. As três obras olham para as memórias através de perspectivas bem distintas mas desenham no presente narrativas que deslocam nossa percepção sobre a identidade e a história dessas pessoas que vemos em cena.
A palavra cantada, a palavra performada e a palavra dançada ficcionam e friccionam as três partes envolvidas na transmissão em coletivo, nomeadamente eu, tu e nós. Ao mesmo tempo, percebemos a palavra se tornando a decantação desmembrada de uma experiência, bem longe de tentar defini-la ou aproximá-la de um conceito. Esses trabalhos apontam para seu acontecer, na transmissão e no presente, e o novo aparece na especificidade dos agenciamentos entre palavra, sujeito e contexto.
Nesse cenário, as palavras do passado se atualizam e se transfiguram para permitir outras possibilidades de recepção. Aqui as palavras não contornam os seus obstáculos durante a comunicação. Elas ignoram as fronteiras e penetram nas barreiras que nos separam. Essas palavras-experiências permeadas de afetos, heranças e tensões, se dividem em pequenas moléculas e atravessam delicadamente a membrana que separa o par eu/ outro. Nessa transferência intensa e generosa, é possível presenciar pequenos vislumbres de vivacidade, pois as diversas formas da transmissão também sugestionam a relação de cada artista com suas projeções para o futuro.
— Gaya de Medeiros
PROGRAMA
29 NOV
Sessão dupla
20H00 — Espaço Alkantara
Breves Notas sobre a Digestão (dai ida)
Performance teatral
+
OVOS CRUS (Artemis Chrysostomidou)
Performance
30 NOV
Sessão dupla
19H00 — Espaço Alkantara
Breves Notas sobre a Digestão (dai ida)
Performance teatral
+
OVOS CRUS (Artemis Chrysostomidou)
Performance
Da Maior Importância (Àkila A.K.A Puta Da Silva)
Concerto
23H00 — Casa Independente
Ficha Artística
Direção artística Gaya de Medeiros Produção Helena Baronet Gestão Irreal Coprodução Alkantara Uma produção BRABA.plataforma
Gaya de Medeiros (brasileira, 31 anos) é bailarina, diretora e produtora. Já trabalhou com diversos coreógrafos e já criou 3 trabalhos solo. Fundou a BRABA.plataforma a fim de viabilizar ações criativas direcionadas e protagonizadas por pessoas trans/não bináries. Interessada na pesquisa dos cruzamentos entre a palavra e o corpo, o privado e o público, o íntimo e o social, Gaya se pergunta sobre o lugar do drama na contemporaneidade.
Artigos relacionados:
- 29.11 - 30.11.2024
- Espetáculos / Performances
- MOSTRA.BRABA
Artemis Chrysostomidou
OVOS CRUS
- SEX 29.11.2024 20H00
- SáB 30.11.2024 19H00
- Espetáculos / Performances
- MOSTRA.BRABA
- 29.11 - 30.11.2024
- Espetáculos / Performances
- MOSTRA.BRABA
dai ida
Breves Notas sobre a Digestão
- SEX 29.11.2024 20H00
- SáB 30.11.2024 19H00
- Espetáculos / Performances
- MOSTRA.BRABA
- 30.11.2024
- MOSTRA.BRABA
Àkila a.k.a Puta da Silva
Da Maior Importância - Àkila a.k.a Puta da Silva canta Gal Costa
- SáB 30.11.2024 23H00
- MOSTRA.BRABA