OU.kupa
- 02.05 — 22.05 2023
- Artistas em residência
Nas primeiras semana de maio o projeto OU.kupa toma o estúdio do Espaço Alkantara com as residências artísticas de Dougie Knight, Fábio Jorge Januário, Lúcia Afonso, Nala, Rita Spider e Eríc Santos.
OU.kupa é um projeto de OCUPAÇÃO artística e investigação, cujo CENTRO está na celebração, criação e escrita de danças urbanas – rua e clubbing. É uma celebração dilatada no tempo onde uma outra história da dança começa a ser escrita e partilhada. Onde o discurso sobre o que é a criação artística em espaço urbano se alarga e diversifica, onde se mapeiam e nomeiam pessoas que têm criado e construído estas danças sem ainda terem sido referidas, e onde são proporcionadas condições para a sua criação.
Procura-se criar bases, e visibilidade com respeito, para linguagens que surgiram em contexto informal, de rua ou de clubbing, em várias geografias (Angola, EUA, Portugal, Brasil) que permanecem em luta com complexos processos históricos e de integração sem apropriação nos espaços institucionais. É de toda a gente, é nosso também.
O projeto celebra-se em junho com sede no TBA e estendida ao Clube B.Leza, com estreia de quatro criações de artistas e duas criações selecionadas por open call, uma exposição do processo de escrita e documentação intitulada Uma OUtra história da dança em Portugal, sessões de treino com DJ sets, um ciclo de conversas, uma battle e uma Kiki Function.
Ficha Artística
Conceito, direção artística e curadoria Piny Fotografia e vídeo Pedro Jafuno e Wilson Sanches Pesquisa Piny, Kenzi, Letícia Santos, Lúcia Afonso e Wilson Sanches Criações de Dougie Knight, Fábio Jorge Januário, Lúcia Afonso, Nala, Rita Spider (open call) e Eríc Santos (open call) Produção Letícia Santos Imagem Bruna Borges Direção técnica Pedro Guimarães Desenho de luz Pedro Guimarães e André de Campos Apoio a residências Espaço Alkantara, Abadá Armazém Cultural, Jazzy Dance Studios, MOS espaço artístico, Clube B.Leza, UDance School, escola de dança Next e Teatro do Bairro Alto Coprodução Teatro do Bairro Alto e Festival Iminente Produção P-ulso