Portas Abertas: Youness Khoukhou
Naked Journey
- 05.04 2023
- Portas Abertas
- Artistas em residência
- Espaço Alkantara
- ENTRADA LIVRE, POR ORDEM DE CHEGADA
- 19H
De 27 de março a 8 de abril o coreógrafo marroquino Youness Khoukhou ocupa o estúdio do Espaço Alkantara para trabalhar na sua nova criação Naked Journey.
A 5 de abril, às 19h, Youness Khoukhou abre portas para partiha de processo.
Em Naked Journey, Youness Khoukhou desenvolve uma questão central que é recorrente na sua prática como bailarino e coreógrafo: o que é o corpo, para além das “referências” de cor e origem, para além de um estilo e de códigos herdados e para além da cultura e das tendências que lhe dão forma?
Ao realizar esta performance, o artista procura um lugar onde voltar a casa, e onde a transição entre quotidiano e performance seja fluida. Khoukhou está disposto a criar um espaço onde possa haver dúvidas em relação à fronteira entre ser e atuar, entre a linguagem do corpo e a das palavras, entre o olhar e o vivenciar. Nesse espaço, com todos os acidentes que o acompanham, ele partilhará a sua busca por um corpo “universal”. É uma demanda que pode ser metaforicamente lida como uma demanda por um novo equilíbrio entre o homem e o ambiente.
"Em Naked Journey, quero ir além de uma ideia preconcebida, quero ir para um lugar onde possamos esquecer tudo o que sabíamos e começar do zero ali mesmo. Onde vemos o corpo que produz conhecimento e onde no aqui e agora – entre bailarino, movimento, texto e espectador – surge uma energia partilhada, uma paisagem partilhada, uma paisagem que é ‘inspirada’ no momento."
Youness Khoukhou
A residência de Youness Khoukhou integra o programa de intercâmbio de residências artísticas entre o Alkantara e o Moussem Nomadic Arts Centre.
Portas Abertas
Portas Abertas são apresentações informais de trabalhos em desenvolvimento nas residências artísticas, com formato à escolha das equipas artísticas. Todas as sessões de Portas Abertas são de entrada gratuita.
Youness Khoukhou (Marraquexe, 1984) estudou dança em Marraquexe, Tunes e na Bélgica, onde se formou na P.A.R.T.S. Como bailarino/intérprete, colaborou nos espetáculos Soleils de Pierre Droulers, Primitive e EVOL de Claire Croizé e no projeto de repertório Re:Zeitung de Anne Teresa De Keersmaeker. Colaborou e dançou nos espetáculos Therians e Clearing com Louise Vannest, Elephant com Bouchra Ouizgen e Move (on) de tg STAN. Também dança nos espetáculos 7 e Libya de Radouan Mriziga. Como criador e coreógrafo, trabalhou com Pierre Droulers no Charleroi Danse em...