Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Quarta-Feira: A Máquina do Tempo

ALKANARA - Quarta-Feira: A Máquina do Tempo - ©
  • 31.05 2019
  • Portas Abertas
  • Sete Anos Sete Escolas
  • Teatro de Ferro

Nesta peça-laboratório partimos dos dois gestos que, em Quarta Feira: O tempo das cerejas, são estruturalmente mais fortes – a apresentação de uma linha temporal feita de acontecimentos seleccionados e a construção de uma imagem. Com os alunos da ECP e da EPCJC encontrámos o dispositivo simultaneamente mais antigo e mais democrático da história da arte: o carvão. Em Quarta-Feira: A Máquina do Tempo risca-se uma linha temporal (e quem não (ar)risca não petisca!), uma forma colectiva de nos inscrevermos no tempo da cena, da vida. Esta linha que nos distingue e nos une é percorrida pela nossa máquina do tempo – feita de mulheres e homens hoje muito jovens, um dia adultos feitos de História e de Política, independentemente de esses assuntos hoje os interessarem muito ou pouco. Quarta Feira: A Máquina Do Tempo é uma caverna feita teatro, uma dança feita desenho ou um gesto que deixa rasto.

Sete Anos Sete Escolas é um programa satélite do projeto de criação Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias, que tem como objectivo o desenvolvimento de competências pessoais, de fruição e criação artísticas de jovens entre os 15 e os 20 anos, e a introdução de práticas artísticas no contexto da escola. O projecto, desenvolve-se em duas cidades – Almada nas Escolas Secundárias Fernão Mendes Pinto e Francisco Simões – e no Porto – Escola Profissional do Porto e Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã, e pretende afirmar que todos os cidadãos têm direito à experiência da criação e não apenas à fruição cultural.

Ficha Técnica

Criação e interpretação Alexandra Almeida, Alexandra Pereira, André Martins, Carlos Ferreira, Cristiano Coelho, Daniel Gonçalves, Daniel Tavares, Diogo Santos, Gabriel Gonçalves, Inês Barbosa, Inês Branco, Jéssica Rocha, João Cruz, Jorge Pinto, José Teixeira, Liliana Gonçalves, Nuno Fraga, Rafael Gonçalves, Sandra Nova, Sofia Ribada, Tatiana Costa, Tiago Silva (Escola de Comércio do Porto), Ana Ferreira, Gonçalo Silva, Marcos Sousa, Sónia Moura (Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã) Coordenação e direção pedagógico-artística Igor Gandra e Carla Veloso Apoio à montagem Eduardo Mendes Texto, espaço cénico e figurinos Criação colectiva Fotografia e Vídeo Gonçalo Silva com Ana Ferreira, Marcos Sousa, Sónia Moura (Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã) Professores de Apoio Diana Monteiro e Maria João Pereira – Escola de Comércio do Porto; Sandro Moreira – Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã Coordenação e Produção Alkantara Apoio à Produção Teatro de Ferro Apoio Escola de Comércio do Porto e Escola Profissional do C. J. de Campanhã Agradecimentos A toda a Comunidade Escolar

O Teatro de Ferro é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes - República Portuguesa

Sete Anos Sete Escolas tem o apoio da Câmara Municipal de Almada desde 2016 e da Fundação Calouste Gulbenkian, através da iniciativa PARTIS - Práticas Artísticas para a Inclusão Social, no triénio 2019-2021.

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.