Resistência Popular Palestiniana
Conversa
- 23.09 2023
- Portas Abertas
- Espaço Alkantara
- 17h
Dia 23 de setembro o Espaço Alkantara acolhe uma conversa sobre resistência popular palestiniana.
Nesta roda de conversa Mary-lian, Munther e Shahd contam diferentes formas de ser palestiniana: ser dos territórios ocupados em 1948, ser da Cisjordânia e ser da diáspora.
Mary-lian Djadjanidze é palestiniana com raízes georgianas/russas, nascida e criada em Nazaré, nos territórios da Palestina de 1948. Criada numa família muito politizada, está envolvida na resistência palestiniana e em diferentes práticas políticas desde a infância. Hoje, é ativista, música e médica de profissão.
Munther Amira é um educador da Revolução. Assistente social e ativista palestiniano, é um dos principais organizadores da resistência popular à ocupação israelita em Belém, e um dos mais reconhecidos ativistas na Cisjordânia. Natural de Deir Aban, vive no campo de refugiados de Aida.
Este evento é organizado pelo Colectivo pela Libertação da Palestina.
Shahd Wadi é palestiniana de Al-Muzayri’a (aldeia destruída em 1948), entre outras possibilidades. Tenta exercer a sua liberdade viajando entre a investigação, a escrita, a tradução, a curadoria, a performance e a consultorias artísticas. É autora de "Corpos na trouxa: histórias-artísticas-de-vida de mulheres palestinianas no exílio (2017).