Workshop com Ana Rita Teodoro e Alina Ruiz Folini
Leitura de Seres Vegetais
- 30.08 — 03.09 2021
- Formações
- Espaço Alkantara - Das 10h às 16h
- Participação gratuita, mediante inscrição (a partir de 16 de agosto)
Inscrições AQUI
Durante o projeto Terra Batida 2020, Ana Rita Teodoro desenvolveu, junto com Alina Ruiz Folini, um oráculo de leitura de vegetais. Tratava-se de um protocolo experimental onde uma pergunta era colocada a um ser vegetal. O que se pretendia com este oráculo, não era tanto adivinhar o futuro, como praticar uma observação atenta da soberania do ser vegetal, religando alimento e afeto.
Neste workshop/encontro procuramos partilhar esta prática ao mesmo tempo que a desenvolvemos com o grupo de participantes. A ideia é criar um comité de leitura disposto a ser encantado e a encantar. Porque consideramos que esta prática pode ser usada por todas as pessoas.
Ana Rita Teodoro é coreógrafa e artista pluridisciplinar. A base do seu trabalho repousa na ideia de uma “Anatomia Delirante”, que procura extrapolar temporalidades, matérias, texturas, formas, cores, temperaturas e funções do corpo humano convencionado. Criou as peças MelTe, Orifice Paradis, Sonho d’Intestino, Palco, Assombro, Fofo, a conferência-dançada Your Teacher, please. Em contexto pedagógico criou as conferências 1- Le corps e 2 –Petite histoire de l'imaginaire corporel para o público infanto-juvenil. Colabora com diferentes artistas em projetos pontuais na área da dança, da performance e da música. Foi artista associada ao CND (Centre National de la Danse, Pantin-França) entre 2017-2019. É artista membro da Associação Parasita.
Alina Ruiz Folini é artista e pesquisadora nascida em Argentina. Seu trabalho move-se entre a coreografia, a dança e as práticas curatoriais. Se interessa pela colaboração em contextos de pesquisa artística e concebe a coreografia como um marco a partir do qual se podem desnaturalizar experiências normativas e provocar transformações. Mestre em Prática Cénica e Cultura Visual do Museu Nacional de Arte Reina Sofía - Madrid. Dirige Arqueologías do Futuro - Encontro de Performance e Saberes em Buenos Aires. Cria as peças RUÍDO ROSA e AS MÃOS, esta última parte de Projeto TÁCTIL co-criado com Leticia Skrycky (UY). É bailarina em Trilogia Antropofágica e em Série Canibal dirigidas por Tamara Cubas (UY). Vive em Lisboa.
Ana Rita Teodoro. Barreiro, 1982. É coreógrafa e bailarina. Mestra em Dança, Criação e Performance pelo CNDC de Angers/Paris 8 (França), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante. Estudou práticas de anatomia experiencial no c.e.m. (Lisboa) e butô com diferentes artistas na Alemanha, França e Japão. É, desde 2017, artista associada do Centre National de la Danse (Pantin, França).
Artigos relacionados:
- 20.08.2021
- Artistas em residência
- Portas Abertas
Ana Pi e pessoas convidadas
Terra Batida
- SEX 20.08.2021 19H00
- Artistas em residência
- Portas Abertas
- 14.08.2021
- Artistas em residência
- Portas Abertas
Irineu Destourelles conversa com Maria Helena Marques e Guy Massart
Terra Batida
- SáB 14.08.2021 19H00
- Artistas em residência
- Portas Abertas
- 27.08 - 28.08.2021
- Portas Abertas
Joana Levi
Rasante
- SEX 27.08.2021 20H00
- SáB 28.08.2021 20H00
- Portas Abertas
- 09.08 - 04.09.2021
- Artistas em residência
Residência Terra Batida
Ana Pi, Irineu Destourelles, Rita Natálio e pessoas convidadas
- Artistas em residência