
Coletivo Gira
O Coletivo Gira é um movimento idealizado por mulheres imigrantes em Portugal que tem como objetivo promover a cultura afro-brasileira e a igualdade de gênero através do samba.
Fundado em 2021, em Lisboa, o Coletivo Gira surge da iniciativa de quatro mulheres imigrantes com histórias de vida, formações, orígens e profissões distintas. Porém, com o amor pelo samba e pelas suas raízes latentes. A partir desta idealização inicial, conhecendo na pele os entraves históricos do papel da mulher na estrutura social, decidimos formar um Coletivo. Temos como formação musical base sete mulheres em palco. Mesmo com pouco tempo de história, já contamos com uma rede de trinta mulheres, amadoras e profissionais, que já passaram pelas nossas rodas de samba. É importante salientar que o Coletivo Gira concilia com maestria bandeiras e movimentação social com a parte musical. Com pouco tempo de estrada já contamos com mais de oitenta apresentações incluindo alguns dos principais festivais e casas de espectáculos do país.
Buscamos quebrar barreiras e estereótipos de gênero através da música, pela fomentação do movimento de mulheres no samba. Tocamos pela igualdade de gênero, pela luta anti-racista, pela celebração à diversidade e à vida. Com isso, nós do Coletivo Gira temos mostrado que o samba não tem fronteiras, não tem gênero e que sempre foi e sempre será uma forma poderosa de expressão e resistência.