Fórum Cultura
Saúde Mental nas Artes Performativas
- 30.05 2023
- PISTA
- Open Studio
- Espaço Alkantara
- Sessão com Interpretação em Lingua Gestual Portuguesa (LGP)
- 14h30-18h30
- Entrada Livre mediante lotação do espaço
Nesta edição do Fórum Cultura vamos abordar o tema da saúde mental nas artes performativas com o objetivo de sensibilizar para a importância de promover boas práticas e iniciar um debate mais consistente sobre as necessidades da comunidade, as vulnerabilidades e desafios associados.
O ambiente e as condições de trabalho nas artes e na cultura criam um conjunto específico de desafios para o desenvolvimento de identidades profissionais, a criação de um sentido de carreira e na gestão do equilíbrio entre a vida profissional e a vida privada. A investigação académica revela de modo consistente que os profissionais da cultura são uma população vulnerável em relação a questões de saúde mental.
Quais os principais desafios e dificuldades? Quais os factores contextuais e profissionais que criam vulnerabilidades? Que mudanças são necessárias? Que mitos estão presentes e potenciam sintomas e problemáticas? E também queremos discutir algumas respostas e propostas: o que são espaços que promovem a saúde mental? que práticas a adoptar?
O Fórum Cultura Saúde Mental nas Artes Performativas conta com a moderação de Luísa Saraiva e a participação de Ana Bispo Ramires, Elisabete Paiva, Margarida David Cardoso e Rita Soeiro.
O Fórum Cultura integra programa PISTA — um programa modular de formação e de fóruns, com vista ao desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas e tópicos chave para a capacitação profissional de agentes culturais, desenvolvido pelo Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura e pelo Alkantara.
Programa
14H30 – 15H15
Abertura do Fórum Cultura Saúde Mental nas Artes Performativas
•Boas Vindas:
David Cabecinha, Co-Diretor artístico do Alkantara
Mafalda Sebastião, Coordenadora da Loja Lisboa Cultura
•Introdução e contextualização sobre saúde mental nas artes performativas:
Luísa Saraiva
Pesquisa e dados sobre saúde mental de profissionais das artes performativas; identificação dos principais temas, necessidades e desafios
•Apresentação das convidadas:
Ana Ramires, Elisabete Paiva, Margarida David Cardoso e Rita Soeiro
15h20
1ª parte do Debate
•Tema 1: Principais questões e desafios de saúde mental e bem-estar no setor das artes performativas
•Tema 2: Fatores contextuais e profissionais que criam vulnerabilidades: mitos sobre sofrimento e saúde mental que potenciam sintomas
•Abertura para questões e intervenções do público presente
16h30
Coffee Break
16h50
2ª parte do Debate
•Tema 3: Desafios e dificuldades no estabelecimento de boas práticas que promovam a saúde mental no setor cultural; Propostas sobre definição de espaços seguros e promotores da saúde mental; definição de práticas a adotar no futuro
•Abertura para questões e intervenções do público presente
18h30
Encerramento
Moderação e Coordenação:
Luísa Saraiva é uma coreógrafa e bailarina do Porto, com um mestrado em Psicologia pela Universidade do Porto e uma licenciatura em Dança pela Universidade de Artes Folkwang em Essen. Foi investigadora associada do Centro de Psicologia da Universidade do Porto entre 2010-2017, estudando processos de desenvolvimento da identidade e individuação em adultos emergentes. Entre 2012 e 2015 trabalhou no Gabinete Internacional da Universidade Folkwang na área do apoio e aconselhamento e foi representante estudantil no Parlamento e no Gabinete de Igualdade de Oportunidades da Universidade. Nos últimos anos tem leccionado workshops para a sensibilização para a saúde mental na comunidade da dança em colaboração com organizações como o Tanzkongress, Tanzbüro Berlin, Sophiensaele ou K3 | Tanzplan Hamburg.
Participantes:
Ana Bispo Ramires é licenciada em Psicologia pelo ISPA, na área Clínica, obteve o grau de Mestre em Psicologia Desportiva pela Universidade do Minho e encontra-se atualmente em programa de Doutoramento na Universidade das Ilhas Baleares, aprofundando o conhecimento no cruzamento das áreas de Saúde Mental e Performance de Excelência. Graduou-se em “Mental Health in Elite Sports” pelo COI (Comité Olímpico Internacional) e possuiu as Especialidades de Psicologia Clínica e da Saúde, Psicologia do Trabalho e Organizações e ainda a Especialidade Avançada de Psicologia do Desporto pela Ordem dos Psicólogos Portugueses – nº membro 8488. Foi Assistente Universitária no ISPA, durante 13 anos, onde lecionou as disciplinas de Métodos e Técnicas de Investigação, Treino de Competências Emocionais, Psicologia do Desporto e da Performance, no âmbito do Mestrado Integrado. Nesta mesma instituição, foi docente e uma das responsáveis pela organização e estruturação do plano de estudos e conteúdos programáticos das Pós-Graduações em Psicologia do Desporto e da Atividade Física e em Treino de Liderança e Desenvolvimento de Equipas. Ainda neste âmbito, tem sido docente convidada em diferentes instituições do ensino superior (FADEUP, Univ, Coimbra, entre outras), podendo-se destacar, a titulo de exemplo a Pós-Graduação em Enfermagem no Desporto, pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e a Pós-Graduação Internacional “High Performance Football Coaching”, pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH). Ao longo de mais de 25 anos de carreira, tem acumulado experiências tão distintas como: Psicologia do Desporto/Performance, no âmbito das mais variadas atividades de alta performance (atletas, treinadores, árbitros, médicos, militares, gestores de topo, artistas, bailarinos, coreógrafos,..), destacando -se o trabalho com treinadores e atletas de futebol profissional, citando-se, a titulo de exemplo a colaboração com o selecionador nacional Luiz Filipe Scolari e o Departamento de Futebol do SLB, durante quase 10 anos (do domínio público). Psicologia Clínica, acompanhando, desde sempre, os seus clientes numa perspectiva de otimização da sua qualidade de vida, bem-estar e projeto de Vida. Integra, desde o final de 2017, a Direção de Medicina do Comité Olímpico de Portugal, na especialidade de Psicologia Clínica e Desporto, assumindo esta mesma responsabilidade no decorrer da Missão Olímpica Tokyo 2020 (NOC Team). Fundou e coordena o GAPP (Grupo de Atuação em Psicologia & Performance) e é responsável pelo espaço de intervenção multidisciplinar “Inner Choice – Human Development & Wellbeing”, em Lisboa.
Elisabete Paiva, diretora Artística da Materiais Diversos desde 2015. Docente de Público das Artes na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa e do módulo Estratégias de Programação no Forum Dança (Lisboa). Iniciou o seu percurso profissional na área da produção, em 1999, tendo infletido para a área da educação artística em 2003, na colaboração com o CENTA. Coordenou e programou o Serviço Educativo d’A Oficina (Guimarães, 2006 – 2014), onde criou e editou o jornal LURA, e o Serviço Educativo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. É Mestre em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Licenciada em Teatro/ Produção pela ESTC. Interessa-se por promover espaços comuns de encontro, debate e criação entre pessoas diferentes.
Margarida David Cardoso, 27 anos, natural de Macieira da Lixa (Felgueiras), jornalista e estudante de Psicologia. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, começou a trabalhar no jornal Público, em 2016, onde passou pelas secções Local e Sociedade. Em 2019, mudou-se para a redação independente do podcast Fumaça, onde é co-autora, entre outras, da série Desassossego, sobre saúde e doença mental. É pós-graduada em Ação Humanitária, pela Universidade do Algarve, formada como Técnica de Apoio à Vítima e atualmente estudante de Psicologia na Universidade de Lisboa.
Rita Soeiro, 1989, com formação em Diretor de Psicodrama, pela Sociedade Portuguesa de Psicodrama; mestre em Psicologia da Educação e Desenvolvimento Humano, pela Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação (UCP-FEP) e Psicologia, Porto; e licenciada em Coreografia, Ballet Clássico e Dança Contemporânea, pela CODARTS, Rotterdam Dance Academie, Roterdão. Fundadora do projeto FOSCO, sede de vários projetos que unem a Psicologia e outras linguagens científicas às artes. Atualmente, paralelamente ao trabalho enquanto psicoterapeuta, faz direção científica e artística do projeto Altercação, no âmbito do projeto PARTIS & ART FOR CHANGE II, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação La Caixa e apoiado cientificamente pela UCP - FEP; faz direção artística no projeto Matriz, concebido pelo Visões Úteis; e faz direção artística e interpretação no projeto Como Seriam as Coisas se Fossem Diferentes?, com Sara Bernardo. No passado fez direção científica e artística do projeto Lugar de Silêncio, financiado pela Dgartes e apoiado cientificamente pela UCP - FEP; fez direção artística do projeto Com[posição] do ar, inserido no âmbito da Capital Europeia da Cultura Braga’27; e colaborou cientificamente no projeto Montanha Pluma Negra do Colectivo Espaço Invisível e no projeto ICH FüHLE - DU FüHLST - WIR FüHLEN, de Elisabeth Lambeck & Philip Bob Bracker. Cumulativamente, criou conteúdos artísticos para diferentes projetos, recorrendo a uma multiplicidade de linguagens artísticas passando pela dança, vídeo, som, escultura, fotografia, desenho. Como exemplo o projeto Erre, da CRL - Central Eléctrica; o projeto CMMN de Xana Novais; Os Figurantes de Pessoa do Colectivo Espaço Invisível; Rastra para a empresa Rastratech; Ventos, programação artística para a Critical TechWorks.
Sobre o PISTA
PISTA é um programa modular de formação e de fóruns, com vista ao desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas e tópicos chave para o desenvolvimento profissional de agentes culturais.
PISTA é promovido pelo Alkantara e pelo Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura (integrado no seu plano de formação para agentes culturais).