Fórum Cultura: Conciliação entre vida familiar e profissional nas artes performativas

- 11.03 2025
- Espaço Alkantara - Presencial
- Entrada livre
- 10h00-13h00
- Em português
As profissões no setor artístico têm especificidades que trazem desafios à parentalidade. Que formas de apoio existem? Que soluções podemos discutir na comunidade artística?
Nesta roda de conversa vamos falar sobre o exercício da parentalidade e o caminho a percorrer para a implementação justa e eficaz dos direitos existentes. Queremos também promover uma sensibilização sobre estas questões, para que surjam novas possibilidades de conciliação entre vida familiar e profissional no setor.
Francisca Pinto e Patrícia Soares, mães e profissionais do setor, estão a desenvolver um projeto de investigação e criação artística sobre a maternidade no setor artístico contemporâneo português. Fazem a mediação do Fórum Cultura com a vontade de construir comunidades fortes de reflexão e ação para futuros desejáveis.
Um Fórum para quem já está ativamente a pensar a parentalidade mas também para quem começa a sentir necessidade de refletir sobre este tema.
Esta sessão contará ainda com a participação da médica pediatra Carlota Veiga Macedo e da advogada de direitos parentais Isabel Seabra.
Sabe mais sobre o Fórum Cultura
Painel
Francisca Pinto, bailarina, performer, criadora e professora. Formada pela Escola de Dança do Conservatório Nacional e licenciada pela Escola Superior de Dança em Lisboa. Formada pelo Fórum Dança no PEPCC - Programa de Estudo Pesquisa e Criação Coreográfica, em 2014. Trabalha desde 2010 com diversos criadores como Martine Pisani, Clara Andermatt, Lia Rodrigues, Jonas&Lander, Bruno Alexandre, Francisco T. Cavalcanti, Sofia Dias&Vitor Roriz, entre outros. É Instrutora de Yoga formada pelo Centro Português de Yoga em Lisboa. É mãe de 2 crianças, de 7 anos e 5 meses, e a maternidade tem sido um canal de potência para o aumento da sua sensibilidade e acolhimento pelo outro.
Patrícia Soares é produtora e diretora da Produção d'Fusão. Desde 2012 trabalha nas artes performativas contemporâneas tendo colaborado com diversos criadores nas áreas da dança, teatro e circo. Desenvolve desde 2021 um trabalho de mediação de públicos e programação numa aldeia da Serra da Estrela. Em 2020, é mãe e inicia a fase mais multidisciplinar da sua existência na procura de equilíbrio entre o percurso profissional e a maternidade consciente e presente.
Carlota Veiga de Macedo, mãe de 4, avó de 2, pediatra na clínica Amamentos, IBCLC (consultora de lactação certificada a nível internacional), coordenadora e professora na Pós Graduação de Aleitamento Materno na Universidade Católica Portuguesa. Devota das famílias e defensora acérrima dos direitos das crianças.
Isabel Seabra, advogada desde 1987 tendencialmente vocacionada para o Direito da Família, exerce nas áreas do Direito do Ambiente, Mediação familiar e Mediação de conflitos. Como reflexo da sua curiosidade por novas áreas de conhecimento e abordagens ao mundo, frequentou 4 anos num curso de macrobiótica, além de formações em alimentação e estilos de vida. Tem tido a oportunidade de partilhar a sua experiência pessoal através de workshops, e o enquadramento temático deste Fórum leva-a a revelar a sua ligação de alma e coração às Artes Plásticas.
O Fórum Cultura faz parte do programa de formação PISTA, promovido pelo Alkantara e pelo Polo Cultural Gaivotas | Boavista/Loja Lisboa Cultura, e dirigido a agentes culturais (estruturas profissionais e individuais), com vista ao desenvolvimento e atualização de competências profissionais, à partilha de boas práticas e à discussão pública de temas da atualidade cultural.

