Open Call: matéria leve 2024
Grupo de formação e pesquisa em iluminação cénica
- 18.03 — 05.04 2024
As inscrições encontram-se encerradas.
O Alkantara, em colaboração com a matéria leve, abre candidaturas para 4 vagas na atividade matéria leve 2024 - grupo de formação e pesquisa em iluminação cénica.
matéria leve é um projeto de formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky com o acompanhamento de Carolina Campos. O projeto é direcionado a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero, e é de acesso gratuito.
Baseado num espaço de aprendizagem coletiva que converge em três pilares fundamentais - pesquisa, experimentação e técnica -, tem como objetivo principal partilhar um conjunto de ferramentas fundamentais para o desenvolvimento profissional da disciplina, acompanhando es participantes na prática artística da iluminação cénica, incentivando a investigação e a colaboração.
As sessões de formação decorrerão na zona de Lisboa e serão teórico-práticas. Es participantes serão escolhides via open-call num máximo de 4 pessoas. Estas deverão comprometer-se a participar no mínimo em 85% das sessões. Sendo um grupo pequeno e de participação gratuita, queremos reforçar a disponibilidade de cada participante.
O programa de estudos apresentado poderá sofrer alterações. Estas serão sempre notificadas aes participantes com a antecipação necessária.
Será realizada uma sessão de esclarecimentos via Zoom, dia 24 de março às 11h30 (hora de Lisboa). Quem quiser participar nesta sessão, deve por favor enviar um email para info@materialeve.com. Será enviado um link a a todas as pessoas inscritas mais perto da data.
Vagas disponíveis: 4
O grupo será composto por 6 pessoas, sendo que 2 foram já pré-seleccionadas da atividade anterior que decorreu no âmbito do Alkantara Festival 2023 - matéria leve / grupo de estudo.
O que oferecemos
- Formação gratuita em iluminação cénica
- Espaço de trabalho para sessões teóricas e práticas
- Residência técnica
- Encontros com profissionais da área
- Atividades práticas dentro do contexto real de trabalho
- Criação de rede de apoio e contacto com o contexto laboral.
A quem se destina?
Mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero interessadas na prática artística da iluminação e desenho cénico. O nosso contexto de estudo e trabalho é também atravessado por questões sobre acessibilidade e ética do trabalho no campo das artes cénicas, tentando assim dar espaço a subjetividades que historicamente tiveram menos acesso à prática artística remunerada. matéria leve é um espaço aberto a pessoas BIPOC (Black, indigenous, people of color - pessoas negras, indígenas e pessoas racializadas), migrantes, e/ou em situações de exclusão social.
Como te podes candidatar?
- Formulário disponível AQUI.
- CV
- Carta de motivação
Convocatória aberta
De 18 de março a 5 de abril 2024
Resultados da convocatória
10 de abril 2024
Período de trabalho
As sessões decorrerão entre 2 de maio a 6 de dezembro 2024 em diferentes períodos de trabalho não contínuos. Não há sessões nos meses de agosto e setembro.
Consulta o cronograma detalhado AQUI.
Qualquer dúvida poderá ser esclarecida por email: info@materialeve.com
Acompanha a matéria leve em:
https://www.instagram.com/materia_leve/
https://www.materialeve.com/
Equipa
Leticia Skrycky é designer cénica e criadora. Tem desenvolvido o seu trabalho principalmente na área da performance e dança contemporânea. Tomando a iluminação como ponto de partida, investiga práticas de colaboração e cocriação entre humanes, não-humanes, e linguagens no palco. É colaboradora de váries artistas como designer e diretora técnica, e realiza peças em cocriação com distintes colegas. Recebeu a bolsa FEFCA de reconhecimento "Zavala Muniz", concedida pelo Ministério da Educação e Cultura - Uruguai em 2016. Master en Práctica Escénica y Cultura Visual, coordenado pela ARTEA no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid (ES). Professora de Desenho Integrado do Instituto Nacional Escuela de Bellas Artes / Licenciatura en Danza da Universidad de la República, Uruguai em 2020. Acompanhamento e coordenação técnica do programa PACAP (Forum Dança) juntamente com Santiago Rodriguez Tricot. Deu diversos workshops e palestras no Uruguai, Chile, Espanha e Portugal.
Carolina Campos está envolvida em diferentes circuitos de criação e investigação, as suas práticas situam-se entre a performance, a escrita e a pedagogia. Interessa-se por abordagens metodológicas que reflitam a colaboração na criação artística. Atualmente investiga o acompanhamento artístico como um estado de atenção que cria terreno fértil para a imaginação de mundos em relação e pensamento crítico situado. É uma das colaboradoras mais próximas da Composição em Tempo Real desde 2012, investigação desenvolvida pelo coreógrafo português João Fiadeiro. No Brasil, trabalhou na Lia Rodrigues Cia de Danzas entre 2008 e 2011. Em Barcelona, foi artista residente em La Caldera (2019), La Escocesa (2020 - 2022) e Graner (2022). Em Portugal é artista associada da Vagar.
Apoios
Alkantara - Associação Cultural, RE.AL, Graner - Centre de creació de dansa i arts vives, Polo Cultural Gaivotas l Boavista
Designer cénica e criadora. Tem desenvolvido o seu trabalho principalmente na área da performance e dança contemporânea. Tomando a iluminação como ponto de partida, investiga práticas de colaboração e cocriação entre humanes, não-humanes, e linguagens no palco. É colaboradora de váries artistas como designer e diretora técnica, e realiza peças em cocriação com distintes colegas. Recebeu a bolsa FEFCA de reconhecimento "Zavala Muniz", concedida pelo Ministério da Educação e Cultura - Uruguai em 2016. Master en Práctica Escénica y Cultura Visual,...
Envolvida em diferentes circuitos de criação e investigação, as suas práticas situam-se entre a performance, a escrita e a pedagogia. Interessa-se por abordagens metodológicas que reflitam a colaboração na criação artística. Atualmente investiga o acompanhamento artístico como um estado de atenção que cria terreno fértil para a imaginação de mundos em relação e pensamento crítico situado. É uma das colaboradoras mais próximas da Composição em Tempo Real desde 2012, investigação desenvolvida pelo coreógrafo português João Fiadeiro. No Brasil,...