Piny
ONYX
- 12.02 — 18.02 2024
De 12 a 18 de fevereiro e de 22 de março a 7 de abril, o estúdio do Espaço Alkantara é ocupado por Piny com o projeto ONYX, uma instalação - performance - ocupação onírico-política do espaço co-criada com performer André Cabral.
Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix, Ónix.
Onyx é um exército onírico de vácuo e presença, a pausa antes do caos e o próprio caos, na anulação de fronteiras entre intervenção política e social e a criação de um espaço onírico, carregado de silêncio, barulho, informação não linear, peso e uma flutuação do tempo através da manipulação conjunta. Há sossego e caos meteórico, partilha de arquivos pessoais e, fantasias onde se pretende que a pele não seja fronteira mas veículo. Trazemos para a construção da narrativa as vozes das mães, trazemos a rua, a poesia das punchlines, do house, do techno, em limbos de mantras e tambor. A prática deste(s) corpo(s) é tão encantada como brutal. Há a ancestralidade de um futuro potente. É poético. E tem prazer. Há confronto, o conforto não sei.
Ficha Artística
Conceção e direção Piny Movimento e cocriação André Cabral Performers Piny, André Cabral Desenho de som e música ao vivo Carincur, Leo Soulflow Desenho de espaço de sonho João Pedro Fonseca, Carincur, Piny Desenho de luz João Pedro Fonseca Produção Joana Costa Santos Coprodução Teatro do Bairro Alto, Teatro Municipal do Porto, Materiais Diversos Apoio residências artísticas Teatro do Bairro Alto, Estúdios Victor Cordon, Grand Studio Bruxelles, O Espaço do Tempo, Alkantara