Izabel Nejur em residência no Espaço Alkantara
GIGANTESCA
- 19.08 — 23.08 2024
- Espaço Alkantara
Marcou presença na festa performativa do Alkantara Festival 2022, organizada pelo Núcleo MeioFio, e foi artista participante do laboratório de artes performativas IMERSÃO 2024, da Queer Art Lab, que ocupou o nosso estúdio no último abril. Izabel Nejur regressa agora ao Espaço Alkantara com o seu primeiro solo em Portugal: GIGANTESCA. A criação foi selecionada para fazer parte do projeto SELF-UNCENSORED - Sobre Auto-Censura na Arte e será apresentada em outubro, no Festival IMERSÃO 24, em Lisboa.
GIGANTESCA procura transcender os limites convencionais da expressão artística, mergulhando numa viagem poética e literal através da força e da insistência.
GIGANTESCA é uma obra envolvente e camaleónica que se desenvolve num processo contínuo de transformação. Izabel Nejur mergulha numa imersão profunda dentro da paisagem sonora e visual, onde as suas memórias servem como guia na sua busca por uma insistência que transcende o físico, manifestando-se de forma suada e poética.
Nesta performance imersiva, Nejur explora as recordações da sua própria existência, navegando por territórios emocionais e físicos recheados de momentos intensos, onde a força interior se entrelaça com a fragilidade, criando uma teia de experiências sensoriais. O público é convidado a testemunhar esta metamorfose em tempo real, sendo transportado para o universo íntimo e profundo de Nejur onde cada movimento, gesto e respiração carregam um significado. A proposta é de um ambiente delirante com uma performance que se converte num manifesto visual e sensorial. Elevando-se, resistindo, transpirando, agitando e exorcizando num ritual as suas relações com a força.
GIGANTESCA já foi partilhada na Rua das Gaivotas 6 (Lisboa), no Festival IMERSÃO (Lisboa) e na Galeria Zé dos Bois (Lisboa) em diferentes versões.
Criação e performance Izabel Nejur Luz Lui L´Abbate Co-produção Queer Art Lab e Trumps Apoios Self-Uncensored (ORG.I.A/Self-Mistake) Mentorias Era Rolim (2023), Marco da Silva Ferreira, Gaya de Medeiros (Queer Art Lab), Sepideh Khodarahmi e Maikon K (Self-Uncensored)
Izabel Nejur (n. 1981, Rio Branco - Acre, Amazônia) viaja do Brasil para Portugal em 2018. Artiste não binarie, utiliza sua fluidez como principal ferramenta em sua multidisciplinaridade. A inquietude é o motor para criar, sua intuição e sabedoria para inovar. Realizou trabalhos dentro do cinema, da dança, da performance, da escrita e também da videoarte DIY. Possui uma licenciatura em Jornalismo e uma pós-graduação em cinema (UTP-Curitiba/Brasil) e dança (FAP-Faculdades de Artes do Paraná/Brasil). Estudou na FOR (Formação Olga Roriz) - 2018/2019....
Artigos relacionados:
- 15.04 - 26.04.2024
- Artistas em residência
IMERSÃO 2024
Laboratório de Artes Performativas
- Artistas em residência