Alia Hamdan
O corpo está aqui, fora de campo
- 19.11 — 20.11 2024
- Espetáculos / Performances
- Conversas
- Estreia absoluta
- Espaço Alkantara
- €3
- M/16
- 45 min
- Inglês com legendas em português e inglês
Uma mulher está em coma desde a explosão do Porto de Beirute. O que acontece quando o tempo para?
Em contraste com episódios anteriores de violência em Beirute, a explosão de 4 de agosto de 2020 afetou a cidade como um todo, num único instante. Mas, apesar da sua dimensão, esse acontecimento não criou uma cisão no tempo – não houve mudanças políticas, não houve demissões, não foi feita justiça. A mudança em curso na política libanesa em direção a um estado de paz corrompida, uma temporalidade de colapso e degradação entrópica tornou-se explícita.
Esta performance é uma tentativa de retratar uma temporalidade congelada, gerada por aquele acontecimento e agora acentuada pelos últimos ataques israelitas no Líbano. Em palco, uma performer está em pé próxima do seu duplo, enquanto uma voz narra a estranha experiência do tempo em coma.
Conversa pós-espetáculo com Alia Hamdan e Sarah Lewis-Cappellari (em inglês) a 20 Nov.
Ficha Artística
Texto e direção Alia Hamdan Intérprete Silvija Dogan Consultor de pesquisa/Conceito texto e cenografia Fares Chalabi Assistente de produção Maissa Maatouk Vídeo, edição e som/ Assistente teatro Veno Musinovic Comissariado por The Consortium Commissions — uma iniciativa de Mophradat, em parceria com Alkantara e Kaaitheater
Este espetáculo é coapresentado com o Teatro Nacional D. Maria II.
Nascida em Beirute, Alia Hamdan é investigadora em estética política e artista de performance. A sua pesquisa e os seus interesses artísticos gravitam em torno dos campos da dança e da performance, a teoria deleuziana da imagem, e estética política libanesa e palestinana. Desde 2013 que dá aulas de performance e teoria da performance em várias universidades. Em 2022, fez uma residência na fundação Camargo (Cassis, França), e mais recentemente, em 2023, na Akademie Schloss Solitude (Estugarda, Alemanha).