Mamela Nyamza
Hatched Ensemble
- 16.11 — 17.11 2024
- Estreia nacional
- Teatro São Luiz - Sala Luis Miguel Cintra
- €12 (Ver descontos)
- A classificar pela CCE
- 1h20 min
Hatched Ensemble é um novo projeto motivado pelo aclamado trabalho a solo de Mamela Nyamza, Hatched, criado em 2007, um trabalho autobiográfico em que a coreógrafa refletiu sobre a sua vida como mãe e artista. Hatched foi o primeiro trabalho de Nyamza que deu início à sua assinatura artística de desmistificar e desconstruir, sem qualquer tipo de remorso, as normas e os padrões dos clássicos.
Hatched Ensemble é um trabalho apresentado por dez intérpretes com formação em ballet, de diferentes origens étnicas, que transmitem questões profundamente pessoais e desafiadoras da tradição. Hatched Ensemble aborda a justaposição do vocabulário do movimento e da música de diversas culturas, referindo-se tanto à música clássica ocidental como à dança e às partituras vocais tradicionais africanas. Hatched Ensemble dirige-se a todas as pessoas que alguma vez sentiram um conflito com a sua própria identidade e questionaram o seu lugar no status quo.
Ficha Artística
Conceito, coreografia e encenação Mamela Nyamza Coordenação de ensaios Kirsty Ndawo Desenho de luz e direção técnica To be confirmed Figurinos Mamela Nyamza e Bhungane Mehlomakulu Cantora de ópera Litho Nqai Multi-instrumentista tradicional africano Given “Azah” Mphago Intérpretes de dança Kirsty Ndawo, Kearabetswe Mogotsi, Khaya Ndlovu, Thamsanqa Ndlovu, Kemelo Sehlapelo (SWING), Itumeleng Chiloane, Amohelang Rooiland, Noluyanda Mqulwana, Zandile Constable, Thimna Sitokisi e Dineo Jeniffer Mapoma Coprodução National Arts Council of South Africa (NAC) e Makhanda National Arts Festival of South Africa (NAF) Apoio ao espaço de ensaio Moving Into Dance (MID)
Mamena Nyamza é uma coreógrafa e ativista com formação em ballet pela Zama Dance School e pela Tshwane University of Technology — e aprofundou ainda a sua formação na Alvin Ailey New York School of Dance como investigadora visitante. Foi aqui que Nyamza começou a questionar o clássico, desconstruindo os métodos tradicionais e a lógica do balé e da dança contemporânea. The Dying Swan (1998), Hatched (2007) e The Meal (2012) são trabalhos autobiográficos que derrubam as normas clássicas. As suas outras criações incluem: Black Privilege (2018), Grounded...