O Espaço Alkantara situa-se num edifício municipal histórico no número 99 da Calçada Marquês de Abrantes, no bairro de Santos em Lisboa. Cedido pela Câmara Municipal de Lisboa à associação em 2007, o Espaço Alkantara é o centro de operações da Associação há mais de uma década.
Para esclarecimento de qualquer dúvida em relação ao Espaço Alkantara contacta Francisco Benedy (email).
Estúdio
O estúdio (130 m2) ocupa um antigo espaço industrial, que abre com três grandes portas para o pátio exterior. O chão é de estrado em painéis de madeira, com caixa de ar para maior conforto. Tem tectos altos de madeira, com infraestrutura de eletricidade, incluindo esteiras. O estúdio não tem teia, mas existem varas fixas que podem ser utilizadas para colocar projetores de luz. Tem 3 estores interiores black out e sistema de ar condicionado.
O Espaço Alkantara não dispõe de equipa técnica permanente. Consulta aqui a planta do estúdio e a lista de material técnico.
O estúdio do Espaço Alkantara é acessível a pessoas com mobilidade reduzida e possuí um WC adaptado.
Escritório
O Espaço Alkantara é ainda a sede da associação Alkantara e de outras associações culturais e profissionais independentes com quem partilhamos os escritórios.
O escritório do Alkantara funciona no primeiro andar do Espaço Alkantara. Partilhamos este espaço com profissionais independentes e outras associações culturais como a Materiais Diversos, a Casa Branca, a Parasita, a P.OR.K e a MãoSimMão. Se tiveres interesse em aceder a um lugar no nosso escritório partilhado, envia um email para Francisco Benedy (email) para receberes o formulário de inscrição.
O acesso ao escritório só é possível através de escadas.
Um novo estúdio para o Espaço Alkantara
Em 2018 completou-se uma primeira fase de obras no rés de chão do Espaço Alkantara. Inclui a construção de duas casas de banho de apoio às atividades do estúdio e a demolição do armazém técnico, acessível através do pátio. Está em processo de licenciamento a segundo fase da obra, que inclui a construção de um novo estúdio no espaço do antigo armazém técnico.
O Espaço Alkantara foi alvo de uma primeira renovação em 2008, assinada pelo gabinete Voar Arquitetura (Jordi Fornells).