O Espaço Alkantara situa-se num edifício municipal histórico no número 99 da Calçada Marquês de Abrantes, no bairro de Santos em Lisboa. Cedido pela Câmara Municipal de Lisboa à associação em 2007, o Espaço Alkantara é o centro de operações da Associação há mais de uma década.
Para esclarecimento de qualquer dúvida em relação ao Espaço Alkantara contacta Sinara Suzin (email).
Estúdio
O estúdio (130 m2) ocupa um antigo espaço industrial, que abre com três grandes portas para o pátio exterior. O chão é de cimento poroso e tem tectos altos de madeira. Existe um sistema de chão modelar, composto por placas de madeira e esferovite, que serve para nivelar o chão e proporcionar maior conforto. O estúdio não tem teia, mas existem algumas varas fixas que podem ser utilizadas para colocar projetores de luz.
O Espaço Alkantara não dispõe de equipa técnica permanente. Podes consultar o rider técnico do Espaço Alkantara aqui.

Escritório
O Espaço Alkantara é ainda a sede da associação Alkantara e de outras associações culturais e profissionais independentes com quem partilhamos os escritórios.
O escritório do Alkantara é localizado no primeiro andar do Espaço Alkantara. Partilhamos este espaço com profissionais independentes e outras associações culturais como a Materiais Diversos, a Casa Branca, a Parasita e a Formiga Atómica. Vê aqui como podes aceder a um lugar no nosso escritório partilhado.

Um novo estúdio para o Espaço Alkantara
Em 2018 completou-se uma primeira fase de obras no rés de chão do Espaço Alkantara. Inclui a construção de duas casas de banho de apoio às atividades do estúdio e a demolição do armazém técnico, acessível através do pátio. Está em processo de licenciamento a segundo fase da obra, que inclui a construção de um novo estúdio no espaço do antigo armazém técnico.
O Espaço Alkantara foi alvo de uma primeira renovação em 2008, assinada pelo gabinete Voar Arquitetura (Jordi Fornells).