João Abreu
Aki’s Phantom
- 03.03 — 15.03 2020
- Artistas em residência
- Espaço Alkantara
João Abreu está em residência no Espaço Alkantara para trabalhar no projeto Aki’s Phantom.
Aki’s Phantom é uma investigação conceptual sobre novas tecnologias de produção de imagem cinematográfica, nomeadamente a captura de movimento, apresentada em Final Fantasy: The Spirits Within (2001) e continuamente desenvolvida ao longo das últimas duas décadas. Os meios de produção são pensados especulativa e criticamente.
O objeto performativo contempla ideias de sintetização, agência e corporalidade enquanto labor e produção de capital como disembodied data, fetichização, simulação, mimésis e fantasmas digitais.
as they contemplate the surroundings, their gaze rarely meets yours
despite being aware of being gazed at, surveilled,
of being an object,
being a body,
orga.
João Abreu, natural de Guimarães, reside em Lisboa. Iniciou o curso de Arte Multimédia da Faculdade de Belas-Artes da UL. Em 2018, conclui o Programa Avançado de Criação em Artes Performativas do Fórum Dança com curadoria de Patrícia Portela, do qual resulta a performance But does it dance without a push?, apresentada na Galeria Monumental em Lisboa e no Teatro Académico Gil Vicente em Coimbra. Integra, em 2017, o elenco de Despertar da Primavera do Teatro Praga. Colaboração que se repete em Jângal – apresentado internacionalmente no Théâtre de la...