Radouan Mriziga
Tafukt
- 17.11 — 18.11 2020
- Estreia absoluta
- M/6
- 60 min
O que retemos da História? Porque é que algumas histórias são reescritas ou simplesmente descartadas?
Tafukt é um solo de dança criado pelo bailarino e coreógrafo Radouan Mriziga, nascido em Marraquexe e radicado em Bruxelas. Esta é a primeira parte de uma trilogia focada na semântica e nas mitologias do povo Imazighen, do Norte de África. Cada uma das partes é pensada para uma bailarina e centra-se em figuras femininas, guardiãs da transmissão de pensamento amazigh.
A deusa Atenas, ligação entre as culturas e histórias dos dois lados da bacia do Mediterrâneo, está no coração de Tafukt. Antes de ser adotada pelos gregos, Atena nasce no Lago Tritonis, na Líbia, mas esta parte da história é ignorada. Os livros que contam a História do norte de África focam os gregos, os egípcios e os árabes, marginalizando os Imazighen, apesar da importância que têm na cultura da região. Pode uma performance tornar-se uma ferramenta de resistência para repensar o atual modelo e imaginar um futuro mais inclusivo?
Raquel Lima conversa com Radouan Mriziga
Conceito e coreografia Radouan Mriziga Cenografia Radouan Mriziga & Estelle Gautier Dança e performance Maïté Jeannolin Assistência artística Sondos Belhassen Figurinos Lila John Poemas e canções Nisrine Mbarki, Dorothée Munyaneza, Hindi Zahra & Popytirz Músicas El Hit by Dj VAN, Pain by Krtas Nssa & Awache N-haha Desenho de luz Estelle Gautier Dramaturgia e edição de texto Esther Severi Apoio à pesquisa Hajar Ibnouthen & Esther Severi Tradução Patrícia Pimentel Referências de texto Manifesto for Good Living/Buen Viver by Boaventura de Sousa Santos Produção A7LA5 Gestão, promoção e distribuição Something Great Coprodução Kaaitheater, Kunstenfestivaldesarts, Moussem Nomadisch Kunstencentrum, PACT Zollverein, Alkantara, deSingel & Parallèle / L’Officina and Kanuti Gildi SAAL/ SAAL Biennaal festival no âmbito do projeto MORE THAN THIS – Creative Europe Com o apoio de De Vlaamse Overheid Agradecimentos Kunstencentrum BUDA
Radouan Mriziga (1985) é um coreógrafo e bailarino de Marraquexe, radicado em Bruxelas. Depois de estudar dança em Marrocos, Tunísia e França, forma-se na P.A.R.T.S., em Bruxelas. Rapidamente começa a desenvolver criações próprias, que são apresentadas pelo mundo. Trabalhos como 55 (Alkantara Festival 2016) e 7 (Alkantara Festival 2018) focam o ser humano como criador dos espaços que o rodeia, ligando o corpo em movimento com a expressão da forma de materiais quotidianos e das construções arquitectónicas envolventes. Radouan Mriziga é artista residente no Kaaitheater em Bruxelas, de 2017 a 2021.
Radouan Mriziga (1985) é um coreógrafo e bailarino de Marrakesh, radicado em Bruxelas. Depois de estudar dança em Marrocos, Tunísia e França, forma-se na P.A.R.T.S., em Bruxelas. Rapidamente começa a desenvolver criações próprias, que são apresentadas pelo mundo. Trabalhos como 55 (Alkantara Festival 2016) e 7 (Alkantara Festival 2018) focam o ser humano como criador dos espaços que o rodeia, ligando o corpo em movimento com a expressão da forma de materiais quotidianos e das construções arquitectónicas envolventes. Radouan Mriziga é artista residente no...