Dana Michel
CUTLASS SPRING
- 25.11 — 26.11 2021
- Estreia nacional
- M/12
- 60 min
CUTLASS SPRING é uma deambulação e um jogo por referências, objetos e imagens que definem Dana Michel. Aqui, procura compreender o mistério em que se tornou a sua identidade sexual.
Ela não está presente na pornografia deles. Não a encontramos nos seus erotismos.
Ela nem sequer faz parte do seu próprio mundo de fantasia.
CUTLASS SPRING é o que sexo pode significar para mim neste momento.
Deambularei dentro de uma questão: como posso identificar a minha identidade sexual no seio de uma multiplicidade de identidades complementares e aparentemente contraditórias – enquanto intérprete, mãe, filha, amante, estranha? Traçarei uma educação sexual – com todas as suas encarnações, fabricações e dissociações. Seguirei essa trajetória até à forma menos explícita de pornografia, para descobrir o que refreio e o que torno explícito.
Ela venderá o corpo e todas as muitas coisas que fazem parte da sua pessoa. Ela dar-se-á conta do que fica nela para contemplação sexual. Avançando gradualmente em direção à ausência de censura, envolvendo o potencial infinito dos objetos quotidianos, CUTLASS SPRING é simultaneamente um manifesto e uma reflexão acesa, uma etnografia da compreensão sexual e uma arqueologia do desejo.
— Dana Michel & Michael Nardone
Esta é a primeira vez que Dana Michel apresenta um espetáculo seu em Portugal.
Ficha Artística
Criação e interpretação Dana Michel Dinamizadores artísticos Ellen Furey, Peter James, Mathieu Léger, Heidi Louis, Roscoe Michel, Karlyn Percil, Yoan Sorin, Alanna Stuart Consultor de som David Drury Desenho de luz e Direção técnica Karine Gauthier Produtora Dana Michel Produção executiva Parbleux Distribuição Key Performance — Koen Vanhove, Anna Skonecka Residências artísticas Centre Chorégraphique National d’Orléans (France), Centre National des Arts (Ottawa, Canada), CounterPulse (San Francisco, USA), Dancemakers (Toronto, Canada), da:ns lab (Singapor), Galerie du Dourven – Passerelle Centre d’art contemporain (France), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelles, Belgium), PAF - Performing Arts Forum (France), Par B.L.eux (Montréal, Canada), Usine C (Montréal, Canada), Reykjavik Dance Festival (Iceland), Tanzhaus Zurich (Switzerland) Apoio financeiro Canada Council for the Arts, Conseil des arts et des lettres du Québec Apoio Visiting Dance Artist Program, a joint initiative of the National Arts Centre and the Canada Council for the Arts Coprodução Arsenic - Centre d’art scénique contemporain, Rosendal Teater, Black Box Teater, Centre Chorégraphique National d’Orléans, National Arts Center, Festival TransAmériques, Julidans, Kunstenfestivaldesarts, Montpellier Danse, Moving in November
A criação desta peça foi possível graças ao apoio financeiro do Conselho das Artes do Canadá e do Conselho das Artes e das Letras do Quebéque.
Biografia
Dana Michel é coreógrafa e performer. O seu trabalho relaciona-se os campos da improvisação, escultura, hip-hop, comédia, cinema ou dub, e ainda com observações sociais, de modo a criar experiências centrífugas. Antes de se licenciar em Dança Contemporânea pela Concordia University em Montreal, Dana Michel trabalhou como Diretora de Marketing, foi atleta de competição e jogadora de futebol. Em 2014, recebeu o Prémio ImPulsTanz, em Viena, e foi destacada pelo New York Times pelos seus trabalhos coreográficos. Recebeu o Leão de Prata de Inovação em Dança na Bienal de Veneza em 2017 e o Prémio Internacional de Live Art do Festival ANTI em 2019. Em 2018, tornou-se a primeira artista de dança residente no Centro Nacional das Artes do Canadá. Atualmente encontra-se me tour com três performances a solo: YELLOW TOWEL, MERCURIAL GEORGE and CUTLASS SPRING. Reside em Montreal, onde é artista associada da Par B.L.eux.