DIDI
Essa tal consciência!
- 20.11 2021
- Espaço Alkantara
- 21:30
- Entrada livre - Lotação limitada aos lugares disponíveis
- M/16
Uma performance-festa que integra "Terra Batida", uma rede onde se conectam formas de violência ecológica a políticas de abandono e extermínio social.
Ser negro é ser violentado de forma constante, contínua e cruel, sem pausa ou repouso, por uma dupla injunção: a de encarar o corpo e as ideias de ego do sujeito branco, e a de recusar, negar e anular a presença do corpo negro, especialmente quanto à negação de uma certa consciência negra.
A palavra consciência transporta por processos de trânsito que remetem lembranças vividas e imaginadas da terra, do espaço, da história, das vivências, do cheiro, do gosto, do sentido de ser e estar, de uma certa consciência ancestral, além do mar. Refere-se ao processo de tomada de consciência de um corpo afrodescendente em movimento acerca de suas raízes e tradições, história, do lugar do medo e dor, até o lugar da cura.
Consciência! Sim, Consciência Negra. Celebrada em 20 de novembro no Brasil, data esta que possibilita a toda diáspora refletir, por meio da memória de Zumbi dos Palmares, de Dandara e tantos outros. “Essa tal consciência”, em forma de performance, conversa e celebração, juntamente com a artista Pri Azevedo, refletiremos sobre questões que permeiam o corpo negro em tornar-se como tal, pelos reflexos das palavras de Neusa Santos Souza, pelo seu percurso e sua tomada de consciência, pela construção, desconstrução e reconstruções de imaginários coletivos e impositivos das formas de ser e estar, evocando saberes e ritmos ancestrais, para uma nova consciência, por meio da palavra, de sons, de movimentos e outros elementos.”
Di Candido
O evento é feito em parceria com VALSA
O uso de máscara é obrigatório dentro do Espaço Alkantara antes, durante e depois das sessões.
"Terra Batida" é uma rede de pessoas, práticas e saberes que organiza, regularmente, programas de residência artística. Este ano, Di Candido AKA DIDI participou da residência em Lisboa com foco na cidade e nos trânsitos em diferentes escalas (centro/periferia, rural/urbano, nacional/internacional, passado/futuro, local/global)
Ficha Artística
Produção Executiva: Di Candido Produção musical: Di Candido e Pri Azevedo Guitarra Marcos Aganju Auxílio cénico: Gisela Dória Parceria VALSA
Nota biográfica
Di Candido aka DIDI, corpe afroqueer em trânsito por Brasil, UK e Portugal, que trabalha, persiste e resiste por meio da pesquisa, produção cultural e performance como DJ, cantore e artista visual/multidisciplinar. Idealizadore da unidade criativa em forma de festa Bee. The United Kingdom of Beeshas (bee_lx) e House of DiDi, tem conectado coletivos, artistas e fazedores de toda a diáspora em projetos culturais e indústria criativa (Afropunk, Batekoo, Afrontosas, BlackPride Uk). Seu percurso conversa com temas relacionades à (re) territorialização coletiva, identidades, ativismo e performance antirracista, na produção cultural e artística queer, negres e imigrante de artístas em diáspora por Portugal. Em seu trabalho, DIDI conecta-se aos mais variados ritmos e manifestações artísticas afrodiaspóricas, por meio expressões visuais, sonoras e de movimento, do baile funk ao house, do r&b 90/00 ao afrobeat.
Pri Azevedo é pianista, acordeonista, arranjadora e compositora brasileira radicada em Portugal. Sua formação acadêmica e experiências artísticas passeiam pelos mais diversos ambientes musicais, passando pela música de concerto, jazz, música pop, música brasileira, música para tv e cinema, etc. Tocou com nomes como Mônica Salmaso, João Bosco, Badi Assad, Ná Ozzetti, Tereza Cristina, Tulipa Ruiz, Luiza Sobral, dentre outros, juntamente com o grupo Pianorquestra, o qual fez parte por 10 anos. Com o grupo, participou do renomado Festival Internacional de Piano La Roche D’Anthéron - França e um showcase no Classical Next - Holanda. Integrou bandas de cantores como Rubel, Bia Ferreira e Luca Argel. Dentre os teatros que se apresentou pela Europa se destacam: Elbphilharmonie, Hamburg; Konzerthaus, Berlin; Casa da Música, Portugal; Coliseu, Portugal; Roma, Itália. Em 2020, foi semifinalista do The Voice Portugal com a dupla Luciana e Pri.
Artigos relacionados:
- 20.11 - 22.10.2021
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
- Festas
- Pesquisas
- Conversas
Terra Batida
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
- Festas
- Pesquisas
- Conversas
- 20.11 - 22.11.2021
- Terra Batida
- Pesquisas
Alina Ruiz Folini & Ana Rita Teodoro
Leitura de Seres Vegetais
- SáB 20.11.2021 15H00
- DOM 21.11.2021 15H00
- SEG 22.11.2021 15H00
- Terra Batida
- Pesquisas
- 21.11.2021
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
Maria Lúcia Cruz Correia & Margarida Mendes
Caudal Restaurativo
- DOM 21.11.2021 15H00
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
- 22.11.2021
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
Ana Pi
Fumaça
- SEG 22.11.2021 21H00
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
- 20.11.2021
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances
Irineu Destourelles
Tarantode no Espaço Urbano Desmemoriado
- SáB 20.11.2021 15H00
- SáB 20.11.2021 19H30
- Terra Batida
- Espetáculos / Performances