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Sensibilização para outros corpos

Simpósio

  • 18.11 2021
  • Teatro São Luiz - Sala Mário Viegas
  • 17h30
  • Gratuito - Sujeito à lotação da sala
  • 120 min
  • Em Inglês, com tradução simultânea para Português

Este painel inserido no programa Dança sem Idade conjuga especialistas do universo académico e artístico que investigam a temática do corpo com mais idade e a sua visibilidade, com foco direto na dança mas abordando também o corpo na sociedade contemporânea. Conta com partipações de Ana Macara, Emma Lewis, Kaite O'Reilly, Nanako Nakajima, Ramsay Burt e Susanne Foellmer.

Notas biográficas


Ana Macara, Mestre e Doutorada na área da Dança, está aposentada como Professora Associada, do Departamento de Dança da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa onde trabalhou de 1983 a 2016, lecionando Técnica de Dança, Composição e Produção Coreográfica entre outras disciplinas de licenciatura, mestrado e doutoramento. Coordenadora do Departamento de Dança de 2002 a 2009 e do Mestrado em Artes Performativas da FMH-UTL de 2008-2014. Atualmente é investigadora do Instituto de Musicologia - Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos em Artes do Performativas da FMH - Universidade de Lisboa. Editou vários livros, tais como “Corpos (Im)Perfeitos: Reflexões para o entendimento da diversidade do performer contemporâneo” ou “Pulses and impulses for dance in the community”. Em 2010 organizou o Seminário Internacional “Dancing through Maturity”, na FMH. Publicou diversos artigos sobre dança, coreografia e educação artística, entre os quais “Dance practice: There’s no age for playing with art, chance and communication “ e “Idosos que dançam”. Em 2005, ao comemorar o seu 50º aniversário, criou e interpretou o solo “Half-Siècle”, apresentado em Portugal, Brasil, Finlândia e Turquia. Entre 2009/11 participa como criadora/intérprete no projeto “No Princípio” liderado por Soraia Silva e apoiado pelo Instituto das Artes/CEN/UnB, e CESC de Brasília. Para a Companhia de Dança de Almada criou “Sol Memória, Corpos de Luz”, “Dependências”, “Pulos na rua com os pés na Lua”, “Asas e Carapaças, Hastes e Barbatanas” e “Elevado a 4”, entre outras peças. Co-diretora Artística da Quinzena de Dança de Almada - Festival Internacional de Dança desde 1992 e consultora da Companhia de Dança de Almada desde 1990. Em 2004 recebeu o Prémio Lawther da UNCG (EUA), pela sua carreira como profissional de Dança.


Emma Lewis é formada na Royal Ballet School, a carreira de Emma começou no ballet clássico, trabalhando em Espanha e Itália. Redescobriu a dança contemporânea aos 23 anos, formou-se na London Contemporary Dance School antes de se envolver com o Cullberg Ballet, na Suécia. Após o nascimento da sua segunda filha, Emma mudou-se para França e pensou em pendurar as sapatilhas de pontas, mas não foi o que aconteceu. Continuou a trabalhar e a colaborar com coreógrafos em França e na Suécia, enquanto se certificava como professora em técnicas de dança clássica e contemporânea e no método Pilates. Tem o privilégio de trabalhar há muitos anos com uma grande variedade de pessoas, desde dançarinos profissionais a sofredores de Parkinson, enriquecendo o seu conhecimento e as suas vidas através da magia da música e do movimento. Emma faz parte do DANCE ON Ensemble.


Kaite O'Reilly é poeta, dramaturga e vencedora de vários prémios, escreve para rádio, cinema e performance. Os prémios incluem o Peggy Ramsay Award, o Manchester Theatre Award, o Theatre-Wales Award e o Ted Hughes Award por novos trabalhos em Poesia para “Persas” (National Theatre Wales). Foi homenageada em 2017/18 pelo Prémio Internacional Elliot Hayes de Dramaturgia pelo seu trabalho entre as culturas surdas e ouvintes. Entre 2003-06 foi bolsista criativa do Arts and Humanities Research Council explorando “Dramaturgias alternativas informadas por uma perspectiva surda e da deficiência” na Universidade de Exeter, desenvolvida no International Research Center Interweaving Performance Cultures, Freie Universitat, Berlin (2011-18 ). Foi-lhe atribuído um Hawthornden Fellowship, quatro comissões ilimitadas e dois Creative Wales Major Awards do Arts Council Wales, o último para The Beauty Parade, uma apresentação no Wales Millennium Centre em março de 2020 apresentando linguagens faladas, cantadas, projetadas e visuais, co-dirigido com o colaborador de longa data, Phillip Zarrilli. Ela é conhecida por seu trabalho pioneiro na cultura da deficiência e na estética do acesso. “The 'd' Monologues” e “Atypical Plays for Atypical Actors” são publicados pela Oberon / Bloomsbury. A sua primeira longa-metragem com a Mad as Birds Production Company estreará em 2022. www.kaiteoreilly.com


Nanako Nakajima(中 島 那 奈 子 ) é uma académica e dramaturga de dança de Kyoto, Japão, doutorada e mestra de dança tradicional japonesa e professora visitante Valeska Gert 2019/20 na Freie Universität Berlin. A sua recente dramaturgia inclui Dance Archive Box Berlin (Akademie der Künste Berlin, 2020) e o trabalho de Wang Mengfan com bailarinos reformados na China, 2019. Nanako recebeu a Comenda Especial em Dramaturgia do Prémio Elliot Hayes. Em 2020, ela lançou o seu laboratório “Dramaturgia de Dança do Envelhecimento” no Kyoto Art Theatre Shunju-za. Publicações: Dramaturgia da Dança, O Corpo Envelhecido na Dança; http://www.dancedramaturgy.org


Ramsay Burt é professor emérito da Universidade De Montfort. Suas publicações incluem The Male Dancer (1995, revisado em 2007 e 2022), Alien Bodies (1997), Judson Dance Theatre (2006), Writing Dancing Together (2009) com Valerie Briginshaw Ungoverning Dance (2016) British dance: Black routes (2016) com Christy Adair e Dance, Modernism and Modernity com Michael Huxley (2019). Foi editor fundador do Discourses in Dance com Susan Foster. Em 1999, foi professor visitante do Departamento de Estudos da Performance da Universidade de Nova York. Em 2010, foi Professeur Invité na l’Université de Nice Sophia-Antipolis e foi professor convidado na PARTS em Bruxelas.


Susanne Foellmer é Professora em Estudos de Dança na Universidade de Conventry, Centre for Dance Research (C-DaRE), no Reino Unido. As suas áreas de pesquisa abraçam a teoria estética e corporalidade na dança contemporânea, na performance, e na era de Weimar, e as relações entre a dança e 'outros' média, assim como a temporalidade, historicidade e politicidade da performance. As suas mais recentes publicações incluem: S. Foellmer: Performing Arts in Transition. Moving Between Media (ed., with M. K. Schmidt and C. Schmitz), Routledge 2019; S. Foellmer: “Bodies’ Borderlands: Right in the Middle. Dis/abilities on Stage.” In: G. Brandstetter and N. Nakajima (eds.), The Aging Body in Dance. A Cross-Cultural Perspective. Routledge, 2017, pp. 90-103; and forthcoming: S. Foellmer: On Remnants and Vestiges. Negotiating Persistence and Ephemerality in the Performing Arts. Routledge 2022. Tem também trabalhado como dramaturgista e consultora artística para Helena Botto, Isabelle Schad, Meg Stuart e Jeremy Wade, entre outros.

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