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Rébecca Chaillon

Whitewashing

ALKANARA - Imagem com fundo vermelho, sobre o fundo estão em pé três troncos de madeira. Do lado direito da fotografia homem caucasiano de meia idade, deitado com o cotovelo no chão e a mão sobre a cara, olha para a câmera, enverga um chápeu bicudo vermelho uma camisa castanho claro com estampado a imitar madeira e um manto branco colocado como um babete no pescoço. Do lado esquerdo da imagem uma miniatura de uma pessoa em pé filma com uma câmera de filmar em madeira a pessoa do lado direito, usa umas socas de madeira meia branca e uma calças, camisa e boné com o estampado castanho claro que imita madeira. - ©Luca Ferreira
@ Luca Ferreira
  • 10.11 — 11.11 2023
  • Estreia nacional
  • Teatro do Bairro Alto
  • M/16
  • 60 min
  • em francês com legendas em inglês para pessoas surdas e em português para pessoas surdas

INFORMAÇÃO SOBRE CANCELAMENTO

Por motivo de greve, a sessão de 11 novembro do espetáculo foi cancelada. Informamos que há uma sessão extra amanhã, dia 12 novembro, às 15h, seguida de uma conversa entre Rébecca Chaillon e Anabela Rodrigues, com moderação de Raquel Lima. Para pedidos de troca ou devoluções, contactem diretamente o ponto de venda onde adquiriram o bilhete: a Bilheteira do TBA através do e-mail bilheteira@teatrodobairroalto.pt ou a Meo Blueticket através do 1820 (chamada local nacional) ou do e-mail info@blueticket.pt.

Como é que mulheres negras podem cuidar de si e dos seus corpos numa sociedade dominada pela branquitude?

O termo whitewashing descreve uma prática de casting em que atores e atrizes brancos interpretam personagens de outros grupos étnicos, ou o ato de ocultar deliberadamente factos desagradáveis ou incriminatórios.


Rébecca Chaillon apropria-se do termo e subverte-o para abordar a questão do branqueamento da pele, denunciar o modo como o racismo imposto sobre as mulheres negras fragiliza a sua autoestima e trançar caminhos de libertação dos padrões de beleza dominantes para, finalmente, recuperar a cumplicidade das redes de autonomia e afeto e de amor próprio.


Em palco, Rébecca Chaillon e Ophélie Mac limpam e esfregam com lixívia: primeiro o chão, depois os seus próprios corpos. Criam rituais de cuidado de pele e cabelo que afirmam a sua existência única diante do poder alienador do racismo. O público é convidado a olhar, a observar, enquanto o corpo que a sociedade deseja tornar invisível se torna cada vez mais nu, inevitável, inteiro.

Conversas Pós-Espetáculo

No dia 11 de novembro, o espetáculo será seguido de uma conversa.

Rébecca Chaillon e Anabela Rodrigues conversam sobre como é que mulheres negras podem cuidar de si e dos seus corpos em sociedades dominadas pela branquitude. Anabela Rodrigues é convidada pelo seu longo e consistente percurso enquanto coringa do Teatro do Oprimido em Lisboa (GTO-LX) com foco nas opressões que incidem sobre migrantes, populações negras e mulheres empregadas domésticas. Vamos pensar sobre os processos criativos que traduzem estas experiências para palcos, assim como pistas para uma organização comum de fortalecimento através da arte.

Ficha Artística

Texto e encenação Rébecca Chaillon Com Rébecca Chaillon, Ophélie Mac Direção técnica e de cena Suzanne Péchenart Tradução e legendagem (inglês) Lisa Wegener Produção e gestão L’Oeil Ecoute – Mara Teboul & Elise Bernard & Amandine Loriol Produção Cie Dans Le Ventre


Este espetáculo é apresentado com o apoio do Institut Français e do projeto MaisFRANÇA, uma temporada concebida pelo Institut Français du Portugal com o apoio dos mecenas Claude & Sofia Marion Foundation, JC Decaux, BNP Paribas, Mexto e Credibom.

Notas sobre o conteúdo

Esta performance inclui conteúdos de violência racial.

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