Quarta-Feira: Fazer acontecer + Metamorfosis
- 10.05 — 11.05 2019
- Sete Anos Sete Escolas
- Teatro Estúdio António Assunção
-
10 maio, 15h — Sessão Escolas
-
11 maio, 21h30 — Sessão público geral
Quarta-Feira: Fazer acontecer é uma performance criada e interpretada pelos alunos da turma 9º – 5 da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, no contexto do projeto Sete Anos Sete Escolas.
Tendo como ponto de partida o espectáculo Quarta-Feira: O tempo das cerejas de Cláudia Dias e Igor Gandra – a terceira peça do projeto Sete Anos Sete Peças – os alunos trabalharam texto, coreografia e cenografia para criar a sua própria versão do trabalho, ao longo de oficinas de criação desenvolvidas pela coreógrafa Cláudia Dias e o actor Karas, durante o ano lectivo 2018-2019.
Partindo da biografia de cada um, os alunos/artistas criaram um texto onde se projectam linhas do seu passado e do presente, bem como as suas dúvidas e desejos para o futuro.
Este trabalho pertence a estes jovens e a todos aqueles que enfrentam a linha que separa a adolescência da idade adulta.
Quarta-Feira: Fazer acontecer contou com o apoio incondicional dos professores Cristina Azevedo e Gabriel Mithá da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.
Metamorfosis
O documentário Metamorfosis faz uma reflexão sobre a experiência da participação no projeto que parte da peça Quarta-Feira: Fazer Acontecer a partir de Quarta-Feira: O Tempo das Cerejas de Cláudia Dias e Igor Gandra. O processo de criação conceptual do filme parte da experiência relacional entre os alunos das várias escolas envolvidas partindo de uma dimensão global para uma análise individual e autocrítica regressando ao todo. Este processo técnico e criativo assume-se como uma viagem entre tantas que fazemos. Com escolhas que nos levam a caminhos diferentes, assentes em perguntas que são colocadas à própria vida e respostas que serão diversas consoante os caminhos optados. Desde muito novos que as perguntas que nos são postas são transversais: o que queres ser quando fores grande?; o que te faz feliz?; qual é o teu sonho? As respostas são encontradas com as nossas opções ou decisões ou a falta delas.
Todos somos figurantes errantes e exilados que ao empreender uma viagem – para nós, esta viagem – tentamos, através do encontro com novas realidades, alcançar a descoberta do outro e de nós próprios.
O documentário é realizado pelos alunos da E.S.Francisco Simões com o apoio do professor Américo Jones.
Sete Anos Sete Escolas é um programa satélite do projeto de criação Sete Anos Sete Peças de Cláudia Dias, que tem como objectivo o desenvolvimento de competências pessoais, de fruição e criação artísticas de jovens entre os 15 e os 20 anos, e a introdução de práticas artísticas no contexto da escola. O projecto, que se estende também a duas escolas no Porto (Escola Profissional do Porto e Escola Profissional do Centro Juvenil de Campanhã), sob a orientação de Igor Gandra, pretende afirmar que todos os cidadãos têm direito à experiência da criação e não apenas à fruição cultural.
Ficha Técnica Quarta-Feira: Fazer acontecer
Criação e interpretação Alexandre Machado, Alexandre Fernandes, Beatriz Santos, Bruna Cruz, Fábio Martinho, Geovana Cruz, Hugo Pinto, Laiza Ismael, Marcos Rodrigues, Oleksandr Ukhach, Rafaela Costa, Ricardo Silva, Tarcila Ismael, Thatylla Castro e Tifany Ismael — alunos do 9º 5 – E.S.Fernão Mendes Pinto (Almada) Coordenação e direcção pedagógico-artística Cláudia Dias e Karas Direcção técnica Nuno Borda de Água Música Vai – Vado Más Ki Ás Texto, espaço cénico e figurinos Criação colectiva dos alunos
Professores de Apoio Cristina Azevedo e Gabriel Mithá – E. S. Fernão Mendes Pinto / Américo Jones – E. S. Francisco Simões (Almada) Coordenação e Produção Alkantara Coordenação para a Área Social Carlota Quintão, Luísa Veloso e Mafalda Gomes – A3S Apoio Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Escola Secundária Francisco Simões, Teatro Extremo Agradecimentos Ana Pina; Augusta Delgado; Andreia Garrido; Cristina Silva
Ficha Técnica Metamorfosis
Produção, edição e realização Daniel Carqueija, Diogo Ribeiro, Jessica Fragoso, Rafaela Caiola e Tiago Valente — Alunos curso profissional de técnico de multimédia Coordenação Américo Jones – E. S. Francisco Simões (Almada)
O projecto Sete Anos Sete Escolas conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no quadro do Programa Partis – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, e com uma rede de parceiros alargada dos quais se destacam O Teatro de Ferro e a Câmara Municipal de Almada.