Mesa de texto: Dispositivo de leitura coletiva
ciclo matéria leve 2026

- 23.05 2026
- Espaço Alkantara
- 18H00
Mesa de Texto: Dispositivo de leitura coletiva sobre luz, imagem e imaginação | com colaboração da Coreia
Uma prática de leitura coletiva que põe em jogo fragmentos de textos relacionados com o universo da luz e da imagem, para serem lidos em modo de jogo. Uma forma de entrar em relação com a palavra, onde o público-participante pode definir os caminhos do pensamento e da conversação.
Neste jogo coletivo, temos à disposição algumas palavras-ferramenta, como “zoom in” para nos determos num texto, “zoom out” para seguir adiante, e “blackout” para terminar, compondo assim uma leitura-conversa em torno das imagens, reflexões e conceitos propostos pelos textos.
Os fragmentos disponíveis fazem parte de: textos da Coreia ligados à prática da iluminação; textos escritos sobre trabalhos de matéria leve; alguns textos do workshop de escrita “Ler a luz” com Márcia Lança; fragmentos dos fanzines de Reflecting Light; e textos de Andrea Soto Calderón e Victoria Pérez Royo, ambas participantes do ciclo.
Por certo, durante todo o ciclo teremos uma mesa de publicações. Alguns textos para comprar, outros para levar gratuitamente, todos trabalhos muitos interessantes!
Coreia é uma publicação fundada em 2019 de carácter experimental, crítico e discursivo a propósito das artes em geral, firmada numa relação umbilical com a dança. De tiragem semestral, o jornal pretende ser um forum independente e internacionalista focado no discurso produzido pelas obras e pelos artistas, preocupado em divulgar formatos vários como partituras, manifestos, entrevistas, crónicas, ensaios, críticas e reflexões em língua portuguesa.
Coreia é impresso em papel e distribuído gratuitamente em Portugal e na CPLP em colaboração com o Camões — Instituto da Cooperação e da Língua. A cada nova edição, é disponibilizada online a edição anterior.

matéria leve é uma plataforma de pesquisa e formação em iluminação cénica coordenado por Leticia Skrycky em colaboração com Carolina Campos, dirigido a mulheres cisgénero, pessoas não binárias e transgénero.
Artigos relacionados:
- 20.05 - 24.05.2026
- Portas Abertas
Ciclo matéria leve 2026
Sobre imagem e imaginação nas artes performativas

- Portas Abertas
- 22.05.2026
- Portas Abertas
nome de filme
ciclo matéria leve 2026

- SEX 22.05.2026 20H00
- Portas Abertas
- 22.05.2026
- Portas Abertas
De la representación a la performatividad de las imágenes
ciclo matéria leve 2026

- SEX 22.05.2026 19H00
- Portas Abertas
- 22.05.2026
- Portas Abertas
Arquitecturas relacionais
ciclo matéria leve 2026

- SEX 22.05.2026 18H00
- Portas Abertas
- 21.05.2026
- Portas Abertas
No ser ni la sombra de lo que se fue. Quotes and Excerpts
ciclo matéria leve 2026

- QUI 21.05.2026 19H00
- Portas Abertas
- 21.05.2026
- Portas Abertas
Luz, Intervalo, Sombra
ciclo matéria leve 2026

- QUI 21.05.2026 18H00
- Portas Abertas
- 20.05.2026
- Portas Abertas
Mesa de luz: imagem e imaginação
ciclo matéria leve 2026

- QUA 20.05.2026 18H30
- Portas Abertas