Open Call: Matéria Viva
Programa de Formação e Capacitação em Artes Performativas: Práticas, Políticas e Ecologias do Fazer

- 06.03 — 27.03 2026
Matéria Viva é o novo programa da Materiais Diversos, desenvolvido em parceria com o Alkantara (Lisboa) e O Espaço do Tempo (Montemor-o-Novo).
Acompanhando todas as etapas da criação e produção — da conceção ao financiamento, difusão e apresentação pública — o programa estrutura-se em oito sessões: cinco online e três presenciais, a decorrer em Montemor-o-Novo, Minde/Alcanena e Lisboa.
Dirigido a pessoas intérpretes-criadoras, agentes culturais emergentes nas artes performativas contemporâneas e nas suas expansões mais híbridas, o programa propõe um espaço de cuidado, partilha e pensamento crítico, oferecendo ferramentas concretas para fortalecer percursos artísticos mais sustentáveis e consistentes.
inscreve-te no programa
Matéria Viva promove o contacto com diferentes contextos e modelos de trabalho, reforçando a comunidade artística emergente e contribuindo para a construção de um ecossistema cultural mais justo, colaborativo e responsável.
As candidaturas podem ser realizadas até 27 de março e o programa tem início previsto para 16 de abril.
O programa Matéria Viva é organizado pela Materiais Diversos, em parceria com o Alkantara e O Espaço do Tempo, e conta com o apoio da Fundação GDA.
Mais informação disponível no formulário de inscrição.