Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo

TRILOGIA CADELA FORÇA - Capitulo I: A Noiva e o Boa Noite Cinderela

Num fundo preto, vemos umas grandes letras a verde que escrevem o título do espetáculo, em inglês. Uma mulher está a segurar um copo ao nível do rosto, fitando-o. - Christophe Raynaud de Lage
© Christophe Raynaud de Lage
Um carro com os faróis ligados e as portas abertas com pessoas à volta. Três pessoas seguram numa pessoa ao colo, que está vestida com uma t-shirt e cuecas e parece adormecida. - Christophe Raynaud de Lage
© Christophe Raynaud de Lage
Encostados a um fundo rosa arroxeado, vemos um grupo de pessoas com expressões tensas, olham para o chão e para cima. - Christophe Raynaud de Lage
© Christophe Raynaud de Lage
  • 15.11 — 16.11 2024
  • Espetáculos / Performances
  • Estreia nacional - espetáculo de abertura
  • Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar
  • Sessão com Audiodescrição 16 NOV
  • M/18
  • 2h30 min
  • Português do Brasil com legendas em inglês e português

Na primeira parte de A Noiva e o Boa Noite Cinderela, a artista brasileira Carolina Bianchi percorre a história da arte, em formato palestra, para se debruçar sobre representações e histórias verídicas de mulheres brutalmente violadas e assassinadas. Uma delas é Pippa Bacca, artista italiana morta durante um projeto artístico em que viajava à boleia pela Europa, vestida de noiva.

O que se segue é a confusão entre realidade e fantasia. Carolina Bianchi prepara e toma uma mistura de boa noite cinderela — ou droga da violação, que deixa as suas vítimas inanimadas e completamente indefesas. O seu corpo fica entregue a oito performers do coletivo Cara de Cavalo, com quem cria o espetáculo. Aqui assistimos à realidade depois do trauma, um lugar onde passado e presente colapsam. Uma jornada para um abismo. Um pesadelo.

Contém descrições detalhadas de violência contra mulheres, feminicídio, drogas, violação, lesões autoprovocadas.

Ficha Artística

Conceção, texto e direção Carolina Bianchi Dramaturgia e parceria no processo de pesquisa Carolina Mendonça Elenco Alitta, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur Campos, Larissa Ballarotti, Marina Matheus e Rafael Limongelli Direção técnica, sonoplastia e música original Miguel Caldas Cenografia e arte Luisa Callegari Desenho de luz Jo Rios Vídeos e projeções Montserrat Fonseca Llach Vídeo karaoke Thany Sanches Figurinos Tomás Decina, Luisa Callegari e Carolina Bianchi Assistência de arte e colaboração artística geral Tomás Decina Diálogo sobre teoria e dramaturgia Silvia Bottiroli Colaboração no treinamento do corpo e da voz Pat Fudyda e Yantó Direção de palco e apoio à produção AnaCris Medina Direção de produção, gestão da tournee e comunicação Carla Estefan Produção Metro Gestão Cultural (Brasil), Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo Coprodução Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdã Residência para finalizar a peça e a construção do cenário La FabricA du Festival d'Avignon Residências Teatro Frascati, DAS Theatre (Amsterdã), Festival Proximamente/KVS (Bruxelas), Festival 21 Voltz/Central Elétrica (Porto), Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão (São Paulo) e Espaço Desterro (Rio de Janeiro) Apoio Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater Gestão de projeto e difusão internacional Metro Gestão Cultural

*O texto deste espetáculo é composto de várias histórias, documentos da vida real e ficções literárias. Algumas referências são citadas diretamente no texto do programa. Destacamos outras aqui: Na primeira parte do espetáculo, o texto contém citações de Nathalie Léger em seu livro La Robe Blanche, de Renan Marcondes em seu texto Foto Fantasma, e do Decameron de Giovanni Boccaccio. Na segunda parte do espetáculo, a atriz Alitta colabora com seu monólogo e citamos Roberto Bolaño em seu livro 2666, e escritos de Rita Laura Segato.

Carolina Bianchi

Carolina Bianchi é uma dramaturga, escritora e performer brasileira, atualmente a residir em Amesterdão e recentemente graduada pelo programa de mestrado da DAS Theatre. No seu trabalho em teatro, a teoria e a prática são inseparáveis, e a sua opção por trabalhar com elencos numerosos e diferentes aspectos da coralidade. As suas obras partem de uma perspetiva de crise para lançar confabulações sobre género e violência sexual, pactos históricos, cujas práticas pretendem uma aproximação erótica com a História — sensorial e sacrificial, esbatendo a...

Artigos relacionados:

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.