Não, não, não, não vou conseguir, da série Desassossego
Fumaça

- 22.11 2025
- Encontros
- Carpintarias de São Lázaro
- Gratuito, mediante reserva de bilhete
- 18H00
- 2H
Escuta de Não, não, não, não vou conseguir, da série Desassossego
Pedro Coquenão não podia fingir que nada tinha acontecido. Por isso, colocou sobre a testa, envolta numa ligadura, um sinal onde se lia "Frágil", como quem diz: "Esta pessoa está frágil da cabeça."
Não, não, não, não vou conseguir é um episódio da série audiodocumental Desassossego, que começa com a escuta de pessoas disponíveis para falar sobre muito daquilo a que chamamos o mais íntimo: sobre saúde e doença mental, tristeza e euforia, tratamento e cura, família, sexualidade, trauma, suicídio. O músico Pedro Coquenão reflete sobre uma indústria cultural alimentada a "fast-tudo", numa dança perigosa em torno da não saúde mental.
Após a escuta deste episódio, a jornalista Margarida David Cardoso modera uma conversa com o público e a psicóloga clínica Miriam Pires dos Santos, co-fundadora da AfroPsis - Plataforma de Psicólogos Afrodescentes em Portugal.
Este episódio é falado em português e a transcrição estará disponível. A conversa com o publico será conduzida em português.
As reservas para esta sessão de escuta abrem em novembro.
Fumaça no Alkantara Festival
Em duas sessões dedicadas à escuta coletiva, o projeto de jornalismo de investigação independente Fumaça convida-nos a mergulhar no seu universo de audiodocumentários — histórias contadas com tempo, contexto e profundidade.
Em cada sessão, ouviremos um episódio — com auscultadores, para uma escuta atenta e imersiva — seguido de uma conversa com uma pessoa convidada conduzida pelos jornalistas Ricardo Esteves Ribeiro, Rafaela Cortez e Margarida David Cardoso, e aberta à participação do público.
Estas conversas são um convite a continuar a reflexão sobre os temas que as séries nos propõem — da saúde mental ao burnout, da Palestina à justiça histórica — numa tentativa de compreender como forças visíveis e invisíveis moldam as nossas vidas e o nosso tempo.
Primeira sessão de escuta: 15 NOV 18H00
Escuta de Estado Sombra, da série Indústria da Ajuda na Palestina
Ficha artística
Entrevista e escrita Margarida David Cardoso Banda sonora, edição e desenho de som Bernardo Afonso Edição de texto Pedro Miguel Santos Construção coletiva Bernardo Afonso, Joana Teresa Batista, Maria Almeida, Margarida David Cardoso, Nuno Viegas, Pedro Miguel Santos, Rafaela Cortez, Ricardo Esteves Ribeiro
Artigos relacionados:
- 15.11.2025
- Encontros
Estado Sombra, da série Indústria da Ajuda na Palestina
Fumaça

- SáB 15.11.2025 18H00
- Encontros