Vânia Doutel Vaz
violetas

- Espetáculos / Performances
- Teatro do Bairro Alto
- M/6
- 60 min
Cinco mulheres dançam no espaço entre o gesto, o olhar e a escuta.
violetas é uma peça íntima de dança onde se existe e resiste. Num ambiente minimalista e sem música, cinco intérpretes habitam o palco e os seus limites, experimentando o corpo que dança como matéria única e suficiente. Alternando entre bailarinas e observadoras, cada uma ocupa o espaço com a sua linguagem, história e subjetividade, em solos curtos que constroem um todo sequencial e fragmentado.
Propondo uma escuta que vai além da superfície, violetas joga com a expectativa, a perceção e o que projetamos sobre os corpos em cena. Entre margens e centros, num espaço em constante deslocação, violetas experimenta a performatividade como modo de questionamento — entre rigor e falha, entre exposição e escuta, entre gesto e presença.
Esta é a primeira peça de grupo de Vânia Doutel Vaz, que em 2023 se estreou na criação com o solo O Elefante no Meio da Sala, apresentado no Alkantara Festival/Teatro do Bairro Alto.
Ficha Artística
Com Lua Aurora, Lucília Raimundo, Piny, Vânia Doutel Vaz e Wura Moraes Direção e Coreografia Vânia Doutel Vaz Gesto plástico Sara Fonseca da Graça Desenho de Iluminação matéria leve: Bee Barros e Ska Batista (criação), Leticia Skrycky (acompanhamento e mentoria), Priscila Altivo (escrita sobre o projeto lumínico) Apoio à criação Filipa Peraltinha Assistência dramatúrgica Zia Soares Assistência figurinos Nina Botkay Colaboração em residência André Cabral, Natacha Campos, Sara Fonseca da Graça Produção Joana Costa Santos Administração Agência 25 Coprodução DDD - Festival Dias da Dança, Teatro do Bairro Alto, Alkantara Residência de coprodução Alkantara, Casa da Dança, Estúdios Victor Córdon, O Espaço do Tempo Apoio República Portuguesa - Cultura I DGARTES – Direção-Geral das Artes Agradecimentos Josefa Pereira

Vânia Doutel Vaz, angolana-portuguesa, estudou com a Royal Academy of Dance, Escola de Dança do Conservatório Nacional Português e Fórum Dança. Desde 2018 trabalha como performer e diretora de ensaios com Trajal Harrell em Séance de Travail; na trilogia Porca Miseria: Maggie the Cat / Deathbed / O Medea; The Romeo; Tambourines; Monkey Off My Back or The Cat’s Meow e Welcome to Abestos Hall - criação para Kunstenfestivaldesarts e Holland Festival 2025. Desde 2024 com Legia Lewis substituindo-a no solo A Plot | A Scandal. Em 2022, criou e performou o solo O...