Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Eszter Salamon com a colaboração de Vânia Doutel Vaz

Still Dance for Nothing (2020)

ALKANARA - Eszter Salamon com a colaboração de Vânia Doutel Vaz - ©Joana Linda
@ Joana Linda
  • 13.11 — 15.11 2020
  • Estreia absoluta
  • Culturgest - Palco do Grande Auditório
  • M/6
  • 60 min
  • Em inglês

O desejo de revisitar o meu próprio passado artístico de modo a transformar, ampliar ou (re)apropriar trabalhos já existentes ou alguns dos seus aspectos decorre de uma abordagem crítica pela qual penso a coreografia como uma prática de disseminação de conhecimento. Neste contexto, inicio diversas colaborações, entre as quais esta, relacionada com Dance for Nothing (2010), um solo que utiliza a obra Lecture on Nothing (1949) de John Cage.

Dance for Nothing baseava-se na execução simultânea de duas partituras, uma coreográfica e outra textual-musical, apresentadas em forma de dança-palestra. O meu desafio passava por dançar e falar ao mesmo tempo, ao invés de tocar música para uma dança. Usar uma música composta por palavras e dançar a coreografia como uma temporalidade autónoma, tinha como fim criar interação com não-interferência.

Vânia Doutel Vaz, artista coreográfica que vive em Lisboa, aceitou o meu convite para colaborar na criação do primeiro trabalho da série Still Dance for Nothing, em que convidarei diferentes performers para criar novas partituras coreográficas a partir da composição original do solo, e por meio de práticas de entrevistas, desenvolver um texto que substituirá a palestra de John Cage.

A situação atual da COVID-19 tornou oportuna uma metodologia que já usei no passado, o desenvolvimento de uma performance à distância, via Skype. Neste caso, trabalhar presencialmente em conjunto com a Vânia acontecerá apenas na última semana para encerrar o processo criativo.

Eszter Salamon, agosto de 2020

Conceito, metodologia e direção artística Eszter Salamon Coreografia e interpretação Vânia Doutel Vaz Texto desenvolvido em colaboração por Eszter Salamon e Vânia Doutel Vaz Apoio dramaturgico Raquel Lima Revisão e Proofreading Frances Chiaverini Produção Botschaft GbR/ Alexandra Wellensiek, Studio E.S/ Elodie Perrin Coprodução Alkantara Financiamento Departamento para a Cultura e a Europa do Senado de Berlim, Direção Regional de Cultura de Paris/Ministério da Cultura e da Comunicação Agradecimento Museu-Atelier Júlio Pomar

Eszter Salamon é artista, coreógrafa e intérprete. Vive e trabalha entre Berlim e Paris. É doutoranda na Academia Nacional das Artes em Oslo e vencedora, em 2019, do Prémio Evens. Eszter Salamon utiliza a coreografia como agente ativador e organizador de vários meios, como imagem, som, texto, voz, movimento corporal e ações. O seu trabalho evolui através de diferentes formatos, estéticas, metodologias e poéticas, e recorre a um largo espetro de expressões. Desde 2001, cria solos e trabalhos de escala maior, que têm sido apresentados internacionalmente em teatros e museus.

Vânia Doutel Vaz nasceu há 35 anos e há 30 que a dança lhe atravessa a vida, levando-a de Portugal para os Países Baixos e de lá para os Estados Unidos, para desenvolver a sua prática. Vânia identifica-se como performer em tudo o que faz. Tanto na vida pessoal como profissional, questiona-se sobre a sua identidade de forma geral. Também imagina poder vir a ser carpinteira.

Vânia Doutel Vaz

Vânia Doutel Vaz é angolana nascida em Setúbal. Estudou na Royal Dance Academy, Escola de Dança do Conservatório Nacional e Fórum Dança. Foi membro da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Nederlands Dans Theater, Cedar Lake Contemporary Ballet (CLCB) e PUNCHDRUNK. Como artista freelancer colaborou com: Trajal Harrell, em Maggie the Cat para Manchester International Festival, O Medea para Fundação Onassis, Séance de Travail para Schauspielhaus Bochum (2019) e Friend of a Friend, um evento live streamed na Fondation Cartier pour l’arte contemporain...

Voltar ao inicio
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.