Common Stories
Ao longo de três anos, de fevereiro de 2023 a dezembro de 2025, o Common Stories procura o encontro com artistas, histórias e práticas artísticas, de forma a criar um contexto profissional mais aberto e disponível para acolher e escutar uma maior multiplicidade de vozes e perspectivas.
O Alkantara é um dos parceiros principais do projeto Common Stories, apoiado pelo programa Europa Criativa, cofinanciado pela União Europeia.
Ao longo dos últimos 30 anos, a sociedade europeia atravessou profundas transformações demográficas. A ideia de um “outro” está a abalar debates políticos e a colocar em causa os valores do projeto europeu.
Espaços de desenvolvimento da imaginação e de partilha de histórias, os centros de artes performativas e os festivais devem refletir e apoiar esta diversidade crescente, testemunhando a complexidade das nossas sociedades. Mas no palco, entre o nosso público e dentro das nossas equipas, o caminho a percorrer ainda parece longo.
O Common Stories propõe-se a endereçar a questão da diversidade nas artes performativas através de uma abordagem múltipla, à escala dos parceiros envolvidos.
Common LAB
A cada ano, o Common LAB reúne oito artistas emergentes a viver na Europa que desenvolvem trabalhos nas áreas do teatro, da dança e da performance. Através de mecanismos de experimentação individuais e coletivos e ampliando as narrativas europeias, este laboratório itinerante oferece oportunidades de aprendizagem e descoberta de práticas, universos artísticos, ambientes profissionais e contextos urbanos. O processo permite a partilha de conhecimentos e de experiências, assim como o desenvolvimento de pesquisas artísticas individuais.
Sabe mais AQUI.
Good Practices Factory
Como acolher melhor a diversidade em palco, mas também em torno dele, nas nossas equipas e entre os nossos públicos? Como é que podemos habitar espaços de prosperidade, possibilidades, mas também tensões numa base diária? Que estratégias foram implementadas? Que conhecimentos e experiências foram adquiridas? Em Lisboa, Bobigny, Colónia, Bruxelas, Estocolmo e Varsóvia, serão constituídos grupos de trabalho para refletir em conjunto sobre uma série de temáticas e confrontar perspetivas europeias muito diferentes para a compreensão desses desafios.
Sabe mais AQUI.
Common PROD
Como abrir os nossos palcos a histórias e práticas mais diversas, que nos rodeiam mas que ainda não vemos nos palcos? Histórias que contêm as identidades ricas e múltiplas da Europa de hoje e de amanhã. Em 2024 e 2025, sete projetos de palco, incluindo alguns que integram o Common LAB, vão ser apoiados e co-produzidas. Os projetos acompanhados vão também beneficiar da rede Common Stories durante o processo de criação e na sua disseminação.
Common MOB
Como dar maior visibilidade a trabalhos existentes que sejam representativos de uma Europa complexa e plural, e que sentimos que é essencial partilhar? Em 2024 e 2024, quatro a seis projetos vão beneficiar de apoios à circulação nos espaços ou festivais que integram a rede Common Stories.
Colóquio Final
Em novembro de 2025, dois dias de colóquios e mesas redondas conduzem-nos ao final do projeto, no Théâtre National Wallonie-Bruxelles. Através de um olhar teórico e científico sobre o Common Stories, testemunharemos as direções e experiências desenvolvidas durante o processo. Será também dado espaço a contribuições adicionais sobre novas dinâmicas e narrativas em prática na Europa.
Common Stories é um projeto iniciado pela Maison de la Culture de Seine-Saint-Denis, MC93 (Bobigny, França), em parceria com o Théâtre National Wallonie-Bruxelles (Bruxelas, Bélgica), o Alkantara e a Culturgest (Lisboa, Portugal), o africologneFESTIVAL (Colónia, Alemanha), o Riksteatern (Estocolmo, Suécia), em associação com o TR Warszawa (Varsóvia, Polónia).
Tem como estruturas culturais parceiras no continente africano: Orient Productions – D-CAF Festival (Cairo, Egito, 2023), CulturArte (Maputo, Moçambique, 2024) e Les Récréâtrales (Uagadugu, Burquina Fasso, 2025).
Mais em www.commonstories.eu
Projeto cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Creative Europe
Artigos relacionados:
- 20.11.2023
- Encontros
Reformular a Autoridade e a Autoria nas Artes: Tecendo Linhas de Reparação
- SEG 20.11.2023 09H30
- Encontros