Common Stories 2023
Um olhar sobre o primeiro ano de Common Stories
2023 foi o primeiro ano do projeto Common Stories, um ano rico e intenso, cheio de questionamentos, de necessários ajustes e de maravilhosos encontros.
Como os encontros com as 8 pessoas que integraram o CommonLAB 2023: Saphir Belkheir, Carys Coburn, Hang Hang, Stephanie Kayal, Nancy Ofori, Anna Ten, Maíra Zenun e Billie Willett. Cruzando um vasto conjunto de práticas e campos de pesquisa, entre a escrita, a coreografia, a encenação, a composição, a performance e a instalação, trabalharam nos seus projetos, através de sessões individuais em estúdio e conversas com dramaturgos, nomeadamente em Estocolmo e em Lisboa, mas também se dedicaram a pesquisas e trocas coletivas.
Da MC93 em Bobigny ao Riksteatern em Estocolmo, do festival D-CAF no Cairo ao Alkantara em Lisboa, o grupo partiu à descoberta de outras práticas e universos, através de masterclasses, workshops, encontros, passeios pelas cidades e discussões. Encontraram-se com artistas, pensadores e ativistas, enquanto se cruzavam com diferentes contextos de trabalho. Essas oito semanas terminaram a 18 de novembro com a apresentação dos projetos individuais diante de uma centena de pessoas, dos parceiros do Common Stories, de profissionais e de artistas. A apresentação seguiu-se de uma conversa com a investigadora e dramaturga Sarah Lewis-Cappellari.
O CommonLAB 2023 constitui a primeira parte de um percurso partilhado ao qual esperamos poder dar continuidade com algumas das pessoas que integraram o projeto. Encontramo-nos agora a refletir sobre possíveis acompanhamentos para os projetos apresentados, nomeadamente como parte do programa Common PROD.
Encontros entre parceiros e as suas equipas
Os primeiros 10 meses deste projeto trouxeram-nos a oportunidade de trocas e diálogos entre as equipas de vários parceiros, no encontro de lançamento de 17 e 18 de fevereiro e no encontro anual de 19 e 20 de novembro, ambos em Lisboa, mas também online, como parte de várias sessões de partilha e de discussão.
Encontros entre grupos Good Practices Factory
Seis grupos de discussão foram formados em Bobigny, Bruxelas, Colónia, Lisboa, Estocolmo e Varsóvia para desenvolver um debate coletivo europeu sobre como acolher diferentes narrativas e percursos, em palco, claro, mas também no seu entorno e junto de públicos.
A 20 de novembro os grupos encontraram-se pela primeira vez na Culturgest, em Lisboa, para uma partilha de ideias sobre tópicos que escolheram explorar e as metodologias postas em prática localmente. A parte da tarde foi dedicada a uma série de palestras. A conferência Reframing Authorship and Authority in the Arts (Weaving Lines of Reparation) foi apresentada em colaboração com a UNA (União Negra das Artes).
CommonLAB 2024
Por fim, a 15 de novembro de 2023 foi lançada uma open call para o projeto CommonLAB 2024, que encerrou a 10 de dezembro com mais de 200 candidaturas recebidas. O processo de seleção foi levado a cabo por um júri composto por Panaíbra Gabriel Canda (CulturArte), Carla Nobre Sousa e David Cabecinha (Alkantara), Pierre Thys e Valérie Martino (Théâtre National Wallonie-Brussels), Hortense Archambault (MC93), Virginie Dupray e membros do comité consultivo, e dele resulta a escolha de 8 candidaturas. De junho a novembro de 2024, o CommonLAB levá-los-á a Lisboa, Maputo, Bobigny e Bruxelas. Os resultados desta open call são anunciados em fevereiro de 2024.
Para saber mais sobre todas as atividades e informações sobre artistas participantes do CommonLAB, intervenientes, conteúdos e programas visita o website: www.commonstories.eu