Seja Bem Vinde de Luan Okun
LACRE 2024
- 07.09 2024
- Espaço Alkantara
- Entrada livre
- M/16
- 20h00
- Em português
Seja Bem Vinde é um projeto que teve início no ano de 2024 onde o projeto de performance passa por dialogar com o processo de nascimento e renascimento em suas diversas formas. Seja uma semente rompendo a terra, uma nova criança chegando ao mundo ou uma espécie ameaçada de extinção retornando ao seu habitat natural, a performance explora como acolhemos esses novos seres em nosso mundo, como resgatar memórias e debater sobre proteção ao direito a ter infância sem violência. O performer escreve e descreve tudo aquilo que deseja apresentar a essa nova vida que surge. Ele se conecta tanto com memórias de infância quanto com um desejo profundo de transformar essas mesmas memórias. A performance mistura essas lembranças com aspirações de romper com padrões antigos, criando um espaço onde passado e futuro se entrelaçam.
Além disso, a performance traz à tona o debate sobre quais corpos são capazes de gerar vidas, questionando e descentralizando a ideia binarista de que o ato de parir é exclusivamente feminino. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a diversidade dos corpos e suas capacidades, promovendo uma visão mais inclusiva e abrangente. Assim, a apresentação se torna uma celebração da chegada de novos seres, uma reflexão sobre o acolhimento e a renovação, e uma declaração de intenções para um futuro onde memória, desejo e diversidade coexistem harmoniosamente. A proposta é avançar para novas fases e aprofundamentos, enriquecendo minha abordagem e expandindo o impacto de novas investigações e pesquisas para a performance.
Profundização das Memórias e Narrativas. Após a exploração inicial das memórias de infância e das aspirações de transformação, continuarei mergulhando em histórias pessoais. Utilizando métodos de autoetnografia e técnicas de teatro documental para aprofundar a conexão com essas memórias e criar narrativas que refletem a diversidade das experiências vividas. Acredito que este processo permitirá um entendimento mais profundo das influências que moldam nossas identidades e como podemos ressignificar essas experiências para construção de uma sociedade mais acolhedora a crias e crianças.
— Luan Okun
Seja Bem Vinde, de Luan Okun, chega ao Espaço Alkantara pela mão do Coletivo Afrontosas, na segunda edição do LACRE. Depois de uma residência entre os dias 2 e 7 de setembro, Luan Okun abre as portas do estúdio no sábado dia 7 de setembro, às 20h00, para uma apresentação pública do projeto. A entrada é livre.
Luan Okun, nascido em 27 de junho de 1995 em Ituiutaba-MG, é um artista dissidente migrante radicado em Lisboa desde 2018. Sua trajetória artística começou em 2014, cursando teatro na Universidade Federal de Uberlândia. Sua prática explora as subjetividades do corpo racializado e as complexidades da identidade dissidente. Luan participou de projetos significativos, destacando-se como ator e assistente de direção no espetáculo Benedites, além de produzir e ministrar oficinas no Movimento Cultural O Olho da Rua em 2018. Seu trabalho abrange atuação, figurino...
Artigos relacionados:
- 02.09 - 14.09.2024
- Artistas em residência
- Portas Abertas
- Formações
LACRE 2024
Organizado pelo Coletivo Afrontosas
- Artistas em residência
- Portas Abertas
- Formações