Precárias III: Festival de Performance
Corpas Brincantes

- 24.07 — 26.07 2025
- Gratuito mediante levantamento de bilhete
O Precárias III: Festival de Performance é um projeto intercultural e comunitário iniciado em 2022 e criado por Tita Maravilha, que dá lugar a corpos dissidentes — pessoas trans, queer, não-bináries, mulheridades e pessoas racializadas — através de narrativas alternativas e da performance contemporânea.
Na sua terceira edição, o Precárias mantém uma curadoria afetiva e atenta às urgências de quem cria a partir da margem. Com o tema CORPAS BRINCANTES, convida-se à reinvenção da infância como território de liberdade e imaginação. Através de uma open call no início do ano, em conjunto com o Alkantara e a Rua das Gaivotas 6, o festival selecionou quatro artistas para exporem as suas criações. As atividades na Rua das Gaivotas 6 acontecem nos dias 25 e 26 de julho e no Espaço Alkantara nos dias 24, 25 e 26 de julho.
Programa no Espaço Alkantara
24 JUL
Evento de lançamento do programa
19h00
Lançamento do programinha de rádio “CRIANÇAS PÓS DRAMÁTICAS”
Programa editado pela rádio Pyromanya, que traz as crianças em nossas vidas para o front, permitindo escutar quais são as suas músicas favoritas no momento.
Leitura do Manifesto Precárias + Roda de conversa
20h00
Com Daniel Rakin, Jorge Cipriano, Mariana Barros e Mayara Baptista.
Uma conversa gostosa sobre os processos de criação dos trabalhos que trouxeram para o festival e como as lembranças das infâncias os moveram até aqui.
25 JUL
Oṣe Odù - O feminino que nos liberta de Jorge Cipriano
20h30
Este projeto propõe uma reflexão sobre como a feminilidade e a infância desafiam normas, abordando a resistência e a busca pela liberdade em um contexto ainda marcado pela homofobia e intolerância.
26 JUL
Porta-te de Mariana Barros
20h30
Brincar é urgente. Porta-te bem ou porta-te mal, pouco me importa. Dispositivo político para abrir e fechar portas, limites e universos. Aqui, uma porta móvel, um corpo em transição, múltiplos tempos e espaços. Uma porta para outras portas, entrar, sair, ir a algum lugar, perder-se ou encontrar-se. Mais vale abrir para arejar.
O acesso às performances dos dias 25 e 26 no Espaço Alkantara é gratutito mas necessita de levantamento de senhas, disponibilizadas uma hora antes das apresentações. Quem quiser assistir à programação completa dos dias 25 e 26 poderá fazer o levantamento de senhas para o Espaço Akantara no Rua das Gaivotas 6, antes das sessões.
Programa no Rua das Gaivotas 6
Espaço de Desprogramação
Um Convite ao Parquinho de Diversões: Jardim Das Descoisas
24 JUL – 18h00 - 22h00
25 JUL – 14h00 - 18h00
26 JUL – 14h00 - 18h00
Nos três primeiros dias de festival, no espaço Alkantara, estará montado um espaço de desprogramação para brincarem crianças de todas as idades. Será montado um parquinho/instalação para convívio, para serem aproveitadas as tardes de verão. Um espaço lúdico brincante, mostrando que a vida imita a arte. Um parquinho montado pela produção Precárias em parceria com a artista Cigarra.
Sobre o Jardim das Descoisas
Atividades de criançamento para passarinhar as jovenices e borboletarem-se nossos matutinos! O Jardim das Descoisas é um projeto de Ágatha Cigarra, nascido em 2013, baseado em ações lúdicas envolvendo crianças dos zero aos 89 anos, que mexem com nosso imaginário criativo e desposturiza as adultices. Nesta tarde, em parceria entre o Precárias Festival de Performance, unem-se em caraminholas para produzir um espaço interventivo de propostas lúdicas e atividades para crianças e adultos, sempre com enfoque no “faça você mesmo”, na resignificação da tecnologia e no imaginário popular.
O acesso ao Jardim das Descoisas é livre, sem ser necessária marcação. Todas as pessoas são convidadas a circular livremente duranto os períodos de tempo mencionados.
A programação do festival é itinirante e continua em setembro, com uma oficina em Montemor-o-Novo, no Espaço do Tempo no dia 6. Programação completa em breve no site do Espaço do Tempo.
No dia 14, celebra-se o fecho desta edição no Espaço Alkantara, com um programa especial de encerramento que podes consultar no nosso site.
Ficha Artística
Direção artística e programação Tita Maravilha Curadoria Open Call Luan Okun, Nádia Yracema e Tita Maravilha Produção Mandí Kaibô e Bê Duarte Direção técnica Lui L’abbate Vídeo Arla Coleto Design gráfico, site e promoção de redes sociais Gadutra Captação de podcast e cartaz Bertrand Apoio DGArtes - Direção Geral das Artes Parceiro institucional República Portuguesa – Cultura Coprodução Alkantara, O Espaço Do Tempo Parcerias Rua das Gaivotas 6 Parceiros media Coffeepaste Organização Associação Trypas Corassão Agradecimentos Telma Moreira Faria; Cigarra; Pedro Barreiro; Bruno Trigo Gonçalves; Mariana Freitas; Violet, Inês Coutinho; Rádio Quântica, Maria Tsukamoto e Joana Costa Santos