Ana Rita Teodoro
Leitura de Seres Vegetais [Terra Batida]
- 20.11 2020
- Estreia absoluta
- Teatro São Luiz - Sala Bernardo Sassetti
- entrada livre
- mediante levantamento de bilhetes
- M/12
- 90 min
- em português
"Dreams often fail for lack of inspired interpreters."* (Yemisi Aribisala)
Para onde escoa o encantamento da terra e da paisagem? Onde se fixou a imagem do deserto? Tendemos para uma visão opaca e monocultural? Onde se religa alimento e afeto? É preciso contar outras histórias, é preciso deixar outros seres falarem.
Leitura de seres vegetais: oráculos para o reencantamento da terra é uma proposta em forma de oráculo, onde uma pergunta lhe é colocada. O objetivo não se concentra na adivinhação do futuro, mas na observação atenta da soberania do ser vegetal, que é a sua forma, cor, textura, sabor, cheiro... Procurando por via da conversa e da especulação colectiva resgatar do vegetal, possíveis respostas ou novas perspetivas às nossas perguntas.
A proposta enquadra-se num processo maior de pesquisa, experimentação e conexão a decorrer na continuação da rede Terra Batida — uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono — e que resultará numa peça performativa em 2021. Dentro deste projeto, Ana Rita Teodoro participou numa residência em torno das questões da “terra” no Baixo Alentejo (Ourique, Mértola e Castro Verde). Todos os eventos do Terra Batida no Alkantara Festival são de entrada livre.
O seu foco de interesse situa-se na degradação dos afetos, humanos e não-humanos, associados à paisagem e cultura alentejana. Uma degradação que encontra causa (entre outras) na descaracterização da paisagem alentejana e da sua diversidade pela propagação de monoculturas intensivas e super intensivas - paisagens puramente económicas que beneficiam apenas alguns poucos-ricos.
A partilha desta pesquisa será seguida de uma conversa com a investigadora Teresa Castro, em torno da vegetalidade e alimentação.
* "Os sonhos falham frequentemente por falta de interpretes com inspiração"
De e com Ana Rita Teodoro Conversa com Teresa Castro Colaboração artística Alina Ruiz Folini
Ana Rita Teodoro é coreógrafa e artista pluridisciplinar. A base do seu trabalho repousa na ideia de uma “Anatomia Delirante”, que procura extrapolar temporalidades, matérias, texturas, formas, cores, temperaturas e funções do corpo humano convencionado. Criou as peças MelTe, Orifice Paradis, Sonho d’Intestino, Palco, Assombro, Fofo, a conferência-dançada Your Teacher, please. Em contexto pedagógico criou as conferências 1- Le corps e 2 –Petite histoire de l'imaginaire corporel para o público infanto-juvenil. Colabora com diferentes artistas em projetos pontuais na área da dança, da performance e da música. Foi artista associada ao CND (Centre National de la Danse, Pantin-França) entre 2017-2019. É artista membro da Associação Parasita.
Teresa Castro é professora associada em teoria das imagens no departamento de estudos cinematográficos da Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Foi investigadora no museu do quai Branly, em Paris, e no Instituto de História da Ciência Max Planck, em Berlim. Uma parte importante da sua pesquisa recente tem-se concentrado sobre as relações entre cinema e animismo, tema sobre o qual se encontra a terminar uma monografia. No âmbito desta investigação, interessou-se em particular pela questão das formas de vida vegetais, tendo publicado “Queer Botanics” (MAL A Journal of Sexuality and Erotics, 2019) e “The Mediated Plant” (E-flux journal, Setembro 2019) e coordenado, com Perig Pitrou e Marie Rebecchi, o livro Puissances du végétal et cinéma animiste. La vitalité révélée par la technique (Presses du Réel, no prelo).
Alina Ruiz Folini é artista e pesquisadora nascida em Argentina. Seu trabalho move-se entre a coreografia, a dança e as práticas curatoriais. Se interessa pela colaboração em contextos de pesquisa artística e concebe a coreografia como um marco a partir do qual se podem desnaturalizar experiências normativas e provocar transformações. Mestre em Prática Cénica e Cultura Visual do Museu Nacional de Arte Reina Sofía - Madrid. Dirige Arqueologías do Futuro - Encontro de Performance e Saberes em Buenos Aires. Cria as peças RUÍDO ROSA e AS MÃOS, esta última parte de Projeto TÁCTIL co-criado com Leticia Skrycky (UY). É bailarina em Trilogia Antropofágica e em Série Canibal dirigidas por Tamara Cubas (UY). Vive em Lisboa.
Ana Rita Teodoro. Barreiro, 1982. É coreógrafa e bailarina. Mestra em Dança, Criação e Performance pelo CNDC de Angers/Paris 8 (França), desenvolveu como pesquisa a criação de uma Anatomia Delirante. Estudou práticas de anatomia experiencial no c.e.m. (Lisboa) e butô com diferentes artistas na Alemanha, França e Japão. É, desde 2017, artista associada do Centre National de la Danse (Pantin, França).
Artigos relacionados:
- 15.11.2020
- Terra Batida
- Conversas
Terra Batida
Apresentação da rede Terra Batida
- DOM 15.11.2020 16H00
- Terra Batida
- Conversas
- 26.11 - 27.11.2020
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Rita Natálio
Fóssil [Terra Batida]
- QUI 26.11.2020 18H30
- SEX 27.11.2020 18H30
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Seguido de conversa com João Ruivo [26.11], Climáximo (Carlos Godinho) e Greve Climática Estudantil (Andreia Galvão e Sofia Oliveira) [27.11]
- 16.11 - 17.11.2020
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Marta Lança
Superintensiva [Terra Batida]
- SEG 16.11.2020 19H30
- TER 17.11.2020 19H30
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Sessão dupla com Rasante de Joana Levi
- 19.11.2020
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Sílvia das Fadas (com Francisco Janes)
Luz, Clarão, Fulgor [Terra Batida]
- QUI 19.11.2020 19H00
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Luz, Clarão, Fulgor: Augúrios para um Enquadramento Não Hierárquico e Venturoso
- 23.11 - 24.11.2020
- Terra Batida
- Pesquisas
Maria Lúcia Cruz Correia e Vera Mantero
JURISPLÂNCTON [Terra Batida]
- SEG 23.11.2020 19H00
- TER 24.11.2020 19H00
- Terra Batida
- Pesquisas
23 Nov - Maria Inês Gameiro 24 Nov - Margarida Mendes
- 16.11 - 17.11.2020
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Joana Levi
Rasante [Terra Batida]
- SEG 16.11.2020 19H30
- TER 17.11.2020 19H30
- Espetáculos / Performances
- Terra Batida
Sessão dupla com Superintensiva de Marta Lança