Carolina Bianchi y Cara de Cavalo
TRILOGIA CADELA FORÇA - Capitulo I: A Noiva e o Boa Noite Cinderela
- Estreia nacional - espetáculo de abertura
- Culturgest - Auditório Emílio Rui Vilar
- €16 (Ver descontos)
- M/18
- 2h30 min
- Português do Brasil com legendas em inglês e português
Na primeira parte de A Noiva e o Boa Noite Cinderela, a artista brasileira Carolina Bianchi percorre a história da arte, em formato palestra, para se debruçar sobre representações e histórias verídicas de mulheres brutalmente violadas e assassinadas. Uma delas é Pippa Bacca, artista italiana morta durante um projeto artístico em que viajava à boleia pela Europa, vestida de noiva.
O que se segue é a confusão entre realidade e fantasia. Carolina Bianchi prepara e toma uma mistura de boa noite cinderela — ou droga da violação, que deixa as suas vítimas inanimadas e completamente indefesas. O seu corpo fica entregue a oito performers do coletivo Cara de Cavalo, com quem cria o espetáculo. Aqui assistimos à realidade depois do trauma, um lugar onde passado e presente colapsam. Uma jornada para um abismo. Um pesadelo.
Contém descrições detalhadas de violência contra mulheres, feminicídio, drogas, violação, lesões autoprovocadas.
Ficha Artística
Conceção, texto e direção Carolina Bianchi Dramaturgia e parceria no processo de pesquisa Carolina Mendonça Elenco Alitta, Carolina Bianchi, Chico Lima, Fernanda Libman, Joana Ferraz, José Artur Campos, Larissa Ballarotti, Marina Matheus e Rafael Limongelli Direção técnica, sonoplastia e música original Miguel Caldas Cenografia e arte Luisa Callegari Desenho de luz João Rios Vídeos e projeções Montserrat Fonseca Llach Vídeo karaoke Thany Sanches Figurinos Tomás Decina, Luisa Callegari e Carolina Bianchi Assistência de arte e colaboração artística geral Tomás Decina Diálogo sobre teoria e dramaturgia Silvia Bottiroli Colaboração no treinamento do corpo e da voz Pat Fudyda e Yantó Direção de palco e apoio à produção AnaCris Medina Direção de produção, gestão da tournee e comunicação Carla Estefan Produção Metro Gestão Cultural (Brasil), Carolina Bianchi Y Cara de Cavalo Coprodução Festival d'Avignon, KVS Bruxelas, Maillon, Théâtre de Strasbourg - Scène européenne, Frascati Amsterdã Residência para finalizar a peça e a construção do cenário La FabricA du Festival d'Avignon Residências Teatro Frascati, DAS Theatre (Amsterdã), Festival Proximamente/KVS (Bruxelas), Festival 21 Voltz/Central Elétrica (Porto), Pride Festival (Belgrado), Greta Galpão (São Paulo) e Espaço Desterro (Rio de Janeiro) Apoio Theater Der Welt, The Ammodo Foudation, DAS Theatre Master Program, 3 Package Deal of the AFK - Amsterdam Fonds voor de Kunst, Kaaitheater Gestão de projeto e difusão internacional Metro Gestão Cultural
*O texto deste espetáculo é composto de várias histórias, documentos da vida real e ficções literárias. Algumas referências são citadas diretamente no texto do programa. Destacamos outras aqui: Na primeira parte do espetáculo, o texto contém citações de Nathalie Léger em seu livro La Robe Blanche, de Renan Marcondes em seu texto Foto Fantasma, e do Decameron de Giovanni Boccaccio. Na segunda parte do espetáculo, a atriz Alitta colabora com seu monólogo e citamos Roberto Bolaño em seu livro 2666, e escritos de Rita Laura Segato.
Carolina Bianchi é uma dramaturga, escritora e performer brasileira, atualmente a residir em Amesterdão e recentemente graduada pelo programa de mestrado da DAS Theatre. No seu trabalho em teatro, a teoria e a prática são inseparáveis, e a sua opção por trabalhar com elencos numerosos e diferentes aspectos da coralidade. As suas obras partem de uma perspetiva de crise para lançar confabulações sobre género e violência sexual, pactos históricos, cujas práticas pretendem uma aproximação erótica com a História — sensorial e sacrificial, esbatendo a...