Ir para o conteúdo

Conteúdo principal

Sílvia das Fadas (com Francisco Janes)

Luz, Clarão, Fulgor [Terra Batida]

ALKANARA - Sílvia das Fadas (com Francisco Janes) - ©Sílvia das Fadas
@ Sílvia das Fadas
  • 19.11 2020
  • Teatro São Luiz - Sala Mário Viegas
  • entrada livre
  • mediante levantamento de bilhetes
  • M/12
  • 85 min

Luz, Clarão, Fulgor — Augúrios para um Enquadramento Não Hierárquico e Venturoso é um filme que se acende no rastilho do anarquista António Gonçalves Correia e das suas experiências comunais – primeiro, a Comuna da Luz em Vale de Santiago/Odemira (1917-18), e depois a Comuna Clarão, em Albarraque/Sintra (1926). Ao metamorfosear-se em diferentes iterações, antecipa o fulgor de uma desierarquização do olhar e uma pedagogia da terra e da convivialidade na bio-região alentejana.

"Procuramos por augúrios enquanto observamos teimosamente as ruínas de uma comuna. Por exemplo: 'clima favorável aos errantes'. Caminhamos através dos tempos, registando erraticamente imagens e sons através da espacialidade caleidoscópica do Alentejo, uma região com nome de rio, para além de um rio. Como caminhar oferece encontros inesperados e copresenças, missivas são enviadas de e para as margens. Por exemplo: 'cultivar órgãos para a alternativa'. Os nossos sentidos são parciais, precários e fragmentários, mas não a nossa orientação: trava-se uma luta quotidiana pelo fulgor e queremos fazer parte dela. Contra um firmamento de desapropriação de terras, corpos e laços sociais, estamos a preparar-nos. Por exemplo: 'De nível!' O fulgor é móvel, a comunidade prefigurada é dispersa e diversa. Através de dissenso e associações de afinidade, autonomia e reencantamento, a oferenda do cinema traz em si a potência para florescermos livres de imposições hierárquicas."
Sílvia das Fadas

Esta projeção, seguida de uma conversa com a realizadora, é apresentada no contexto do projeto Terra Batida. Sílvia das Fadas, atualmente residente em Troviscais, São Luis, participou numa das residências no Alentejo (Montemor-o-Novo). Terra Batida é uma rede de pessoas, práticas e saberes em disputa com formas de violência ecológica e políticas de abandono. O conhecimento singular e local de conflitos socioambientais, aliado à ação em rede, convocam resistência aos abusos extrativos e também pedem cuidado: para especular e fabular, para construir visões e vidências sensoriais entre mundos exauridos e exaustos. Todos os eventos do Terra Batida no Alkantara Festival são de entrada livre.

Filme expandido em 16mm e texto Sílvia das Fadas Composição Sonora Francisco Janes A partir de gravações de Nora Sweeney, Robert Blatt, Sílvia das Fadas Tradução Sílvia das Fadas

Sílvia das Fadas é realizadora, investigadora, professora. Fez um mestrado em cinema no California Institute of the Arts (EUA) e foi artista residente na Akademie Schloss Solitude (Alemanha). É doutoranda na Academia de Belas Artes de Viena (Áustria) e investigadora no Center for Place Culture and Politics, CUNY (EUA). A sua filmografia recusa a digitalização do mundo e inclui Luz, Clarão, Fulgor — Augúrios Para Um Enquadramento Não Hierárquico e Venturoso (2018-2020), A Casa, a Verdadeira e a Seguinte, Ainda Está por Fazer (2015-2018), Square Dance, Los Angeles County, California, 2013 e Apanhar Laranjas/Picking Oranges (2012). Interessa-se pelas políticas intrínsecas às práticas cinematográficas e pelo cinema enquanto experiência colectiva e expandida.

Francisco Janes (Lisboa, 1981) vive e trabalha em Vilnius, onde tem família. É um artista e realizador independente cujo trabalho cresce em torno da experiência e do som. Tem colaborado de forma diversa em projetos de áreas interdisciplinares como publicidade, cinema, performance, ensino e arte contemporânea. Estudou na FLUL, fez o CAF no Ar.Co em Lisboa e foi bolseiro Ernesto de Sousa em 2008 em Nova Iorque. Em 2012 concluiu o mestrado em Filme da CalArts, em Los Angeles.

Artigos relacionados:

Voltar ao início
This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

This website is using cookies to provide a good browsing experience

These include essential cookies that are necessary for the operation of the site, as well as others that are used only for anonymous statistical purposes, for comfort settings or to display personalized content. You can decide for yourself which categories you want to allow. Please note that based on your settings, not all functions of the website may be available.

Your cookie preferences have been saved.